Após série de amistosos, delegação da Escola do Juventude volta ao Brasil
Escola de FutebolOs jogos ocorreram em Cambrils, Barcelona e Zaragoza, oferecendo aos jovens a oportunidade de vivenciar diferentes cenários e estilos de jogo.
As categorias sub-09/10 e sub-12/13 da Escola de Futebol do Juventude retornaram de seu tour pela Espanha, com uma bagagem repleta de experiências. As categorias sub-9 e 10 disputaram sete amistosos, vencendo cinco e empatando dois duelos. Já as categorias sub-12 e 13 disputaram oito partidas, onde venceram cinco, empataram duas, e perderam apenas um confronto. Vale destacar que as duas equipes alviverdes venceram um dos times da Escola de Futebol do FC Barcelona La Masia. Os jogos ocorreram em Cambrils, Barcelona e Zaragoza, oferecendo aos jovens a oportunidade de vivenciar diferentes cenários e estilos de jogo.
Além dos amistosos, os atletas participaram de cinco treinamentos e duas palestras, com treinadores e atletas da elite espanhola, enriquecendo seus conhecimentos com a metodologia de futebol europeia. Os jovens atletas também assistiram in loco a partida entre FC Barcelona e Sevilla, pelo campeonato espanhol, no Estádio Olímpico de Barcelona, partida em que o FC Barcelona venceu pelo placar de 5 a 1. Após o apito final, o atacante do Barcelona e da Seleção Brasileira, Raphinha, foi ao encontro dos meninos e entregou a sua camisa usada no jogo para eles, atitude que viralizou no Brasil e ficará para sempre na memória dos atletas.
Ao longo da semana, os atletas puderam conhecer diferentes Centros de Treinamento de elite do país, assim como puderam treinar em um complexo que incluía gramado natural, sintético e híbrido. Sem dúvidas um dos momentos mais marcantes da viagem foi a sessão de treinamento em La Masia, a famosa “fábrica de craques” do Barcelona, a energia do local foi descrita como fantástica pelos treinadores e atletas da Escola de Futebol do Juventude. “O ambiente deles tem uma energia muito diferente de tudo que eu já vi. A palavra para La Masia é ‘mágico’, principalmente quando tu imagina tudo que já aconteceu lá dentro. E quando olhas as equipes do Barcelona, você vê meninos que nasceram ali dentro, em uma verdadeira fábrica de atletas. A gente imagina superatletas, grandes, fortes… Mas lá encontramos atletas pequenos em tamanho, mas com um domínio técnico genial, que dominam tudo o que o futebol exige. As escolhas e o ambiente, fazem com que o atleta saia de lá completo. É realmente um ambiente mágico”, disse Jonas da Rosa, coordenador da Escola de Futebol do Juventude.
Além do esporte, a viagem incluiu visitas a parques, igrejas, monumentos, praças e cidades históricas, proporcionando aos jovens atletas um enriquecimento cultural, complementando a experiência esportiva.
A viagem à Espanha foi um sucesso! Os amistosos, treinamentos de alta qualidade e diferente metodologia, e as experiências culturais contribuíram para o desenvolvimento esportivo dos jovens que serão o futuro do EC Juventude.