Câmara de vereadores prestará homenagem ao Juventude
GeralO presidente Raimundo Demore e o superintendente administrativo Emir Alves da Silva receberam o Vereador Guila Sebben no Estádio Alfredo Jaconi, na tarde desta sexta-feira. Sebben trouxe a boa notícia de que a Casa Legislativa aprovou por unanimida
O presidente Raimundo Demore e o superintendente administrativo Emir Alves da Silva receberam o Vereador Guila Sebben no Estádio Alfredo Jaconi, na tarde desta sexta-feira.
Sebben trouxe a boa notícia de que a Casa Legislativa aprovou por unanimidade a realização de uma Sessão Solene em comemoração aos 100 anos do Esporte Clube Juventude, que será realizada no dia 27 de junho, dois dias antes de o clube completar um século.
O Requerimento n.º 2/2013 é de autoria do próprio Vereador Guila Sebben e foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da Comissão Representativa do dia 22 de janeiro de 2013.
O texto discursado aos demais vereadores por Sebben trouxe os seguintes dizeres:
REQUERIMENTO nº REQ-2/2013
SESSÕES SOLENES - ART. 166, XIV
Requer a realização de Sessão Solene no dia 27 de junho de 2013, em homenagem aos 100 anos do Esporte Clube Juventude.
Senhor Presidente,
Senhora Vereadora e Senhores Vereadores,
O Vereador que o presente subscreve e de acordo com as disposições contidas no artigo 123 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer a realização de Sessão Solene no dia 27 de junho de 2013 em homenagem aos 100 anos do Esporte Clube Juventude.
O Esporte Clube Junvetude foi fundado em 29 de junho de 1913, por um grupo de 35 jovens caxienses apaixonados por futebol. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o verde e o branco, que permanecem desde aquela época. Em curto espaço de tempo, o clube conquistou uma respeitável solidez esportiva, dominando as competições municipais.
O Esporte Clube Juventude chega às portas dos seus 100 anos de história, consolidado como um dos maiores Clubes do futebol brasileiro. Localizado em um dos principais polos industriais do Brasil, Caxias do Sul é referência em tecnologia e desenvolvimento.
Sendo atualmente o 26º no Ranking da CBF (2012), os títulos do Juventude são motivo de orgulho para seus torcedores e para toda a comunidade caxiense.
O início dos anos 90 foi marcado por uma nova era em termos de gestão no Esporte Clube Juventude. O Clube assinou em 1993 um contrato com a Parmalat. A parceria alavancou o crescimento do Clube em todos os sentidos. O Juventude conquistou os três maiores títulos de sua história. Em 1994, chegou à primeira divisão do futebol brasileiro sendo campeão da Série B. Em 1998 tornou-se o melhor do Estado e conquistou de forma invicta o título de Campeão Gaúcho. No ano seguinte, em 1999, o Clube chegou ao ápice e conquistou a Copa do Brasil, superando o Botafogo em um jogo com mais de 100 mil pessoas no Estádio do Maracanã, maior público da história da competição até hoje.
Atualmente na Série D nacional, o principal objetivo da atual gestão é reconquistar o equilíbrio financeiro, conquistar o acesso às divisões principais do futebol brasileiro e retomar negociações com jovens talentos da forte categoria de base do Clube.
Porém, o maior orgulho do Esporte Clube Juventude é poder contar com a terceira maior torcida do Rio Grande do Sul: A Papada. Uma torcida que se destaca pela sua paixão ao Juventude. Uma torcida contagiante, que entusiasma as arquibancadas, pelo seu espírito guerreiro, inquieto, e que a cada dia demonstra mais força e apoio ao Jaconero, praticamente nunca o abandonando (fato que também a caracteriza por sua fidelidade, independente de bons ou maus momentos). O termo Papada surgiu na década de 20, primeiro como uma gozação por parte da torcida adversária, que alegava que os torcedores jaconeros só tinham “papo” e muito pouco futebol. Assim, não demorou muito para que os alviverdes virassem a história a seu favor e adotassem orgulhosamente a denominação, que perdura até hoje.
Hoje a Papada, além dos seus adeptos "Papos", é composta também por duas grandes fontes de apoio: Torcida Organizada Mancha Verde: Atualmente a maior torcida organizada do Rio Grande do Sul, fundada em 30/04/1990 e localizada na Ferradura Sul do estádio Alfredo Jaconi. Os Loucos da Papada: A terceira mais influente e importante "barra brava" surgida no Brasil até então. Fundada em 08/03/2008. Localizada na Ferradura Norte do estádio Alfredo Jaconi. Estes torcedores, desde a sua fundação, compõem uma máquina monumental de apoio ao Juventude no estádio Alfredo Jaconi, baseados no apoio incondicional ao time durante os jogos, com visual carregado (trapos, tirantes, papel picado, bandeiras, fumaças, fogos de artifício), músicas intensas/ prolongadas e um estilo de torcer característico de grandes torcidas de países sul americanos.
Assim, o Esporte Clube Juventude segue suas jornadas muito bem acompanhado e sabedor de que terá ao seu lado torcedores de verdade, fanáticos, orgulhosos e que se doarão até as últimas conseqüências por ele.
Esse é o Juventude, essa é a Papada.
Por que um grande clube não se constrói sem uma grande torcida!
Face a importância da homenagem, encarecemos a acolhida unânime por parte dos Nobres Pares desta Casa, para aprovação da presente proposta.
Caxias do Sul, em 15 de Janeiro de 2013; 138° da Colonização e 123° da Emancipação Política.
Guilherme Guila Sebben
Vereador - PP