Clube formador, Juventude se destaca mais uma vez no mercado

Geral

O Esporte Clube Juventude deu mais uma prova da qualidade e da seriedade com que conduz o trabalho nas Categorias de Base. Desde o começo de junho, dois atletas formados no estádio Alfredo Jaconi foram negociados com o mercado Europeu. O goleiro Airt


Clube formador, Juventude se destaca mais uma vez no mercado


O Esporte Clube Juventude deu mais uma prova da qualidade e da seriedade com que conduz o trabalho nas Categorias de Base. Desde o começo de junho, dois atletas formados no estádio Alfredo Jaconi foram negociados com o mercado Europeu. O goleiro Airton, 21 anos, defenderá o Red Bull Salzburg, da Áustria. Já o volante Alan Schons, 22 anos, atuará em Portugal, no Moreirense. Muitos outros atletas do Juventude, porém, estão aptos a ingressar a qualquer momento em destacados mercados do futebol mundial.

Negociações deste tipo trazem excelentes benefícios para o Juventude. Primeiro, porque o valor das transferências possibilita ao clube manter-se ativo e estruturado durante determinado período, especialmente em momentos de crise nos mais diversos setores, como no próprio futebol. Segundo, que negociações internacionais futuras envolvendo estes atletas continuarão rendendo bons frutos ao Juventude, através do “Mecanismo de Solidariedade”, compensação instituída pela FIFA onde clubes compradores devem destinar parte do valor da negociação aos clubes formadores.

É por isso que o Juventude aposta na formação de talentos. De cara, o clube mostra sua organização quando separa seus atletas em categorias que disputam competições a nível regional e nacional. Hoje, o trabalho é dividido entre os times Sub-15, Sub-17 e Sub-20, cada um com sua própria comissão técnica. Até os 14 anos, os atletas fazem parte da Escola de Futebol.

Airton, por exemplo, chegou ao Jaconi com 15 anos. Participou de todas as categorias até chegar ao profissional, onde treinou muito, ganhou experiência, assumiu a titularidade e destacou-se a ponto de chamar a atenção de grandes clubes brasileiros e do futebol europeu. “Só cheguei ao profissional e pude brigar pelo meu espaço porque o clube me proporcionou esta condição desde a base, onde tive excelentes professores, que contribuíram muito com a minha formação. E atuar na Europa só está sendo possível porque o Juventude é um clube grande, que proporciona esta visibilidade”, destaca o goleiro, que foi indicado como um dos três melhores da posição no Campeonato Gaúcho de 2015.

Alan Schons chegou ao Jaconi com 14 anos. Aos 22, concretizou sua transferência para Portugal. Assim como Airton, passou por diversas categorias até chegar ao vestiário profissional, já preparado para encarar a pressão natural do futebol. “A minha formação no Juventude foi muito importante, pois consegui desenvolver as questões técnicas e táticas, assim como o psicológico, que também é trabalhado com os atletas. Toda a estrutura montada na Base do clube é fundamental para o jogador atingir um nível bom para chegar ao profissional”, explica Schons, que jogava como lateral direito e, na base do Juventude, descobriu sua vocação para atuar no setor de meio campo.

Estes são apenas mais dois exemplos de sucesso no processo de formação de atletas do Esporte Clube Juventude. Alex Telles (Galatasaray), Bressan (Flamengo), Ramiro (Grêmio), Gustavo Campanharo (Verona), Moisés (Goiás) e tantos outros que circulam pelo Brasil e pelo mundo, são apenas mais alguns casos que comprovam que o investimento neste setor é extremamente recompensador. Muitos outros, inclusive, estão prontos para tomar o mesmo rumo. Só no elenco profissional atual, onze atletas formados na base disputam vaga no time principal e, hoje, estão preparados para o mercado em clubes de ponta do Brasil e do exterior. Além disso, uma nova safra está sendo preparada, através do excelente trabalho de formação realizado na categoria júnior, que revela os atletas diretamente para o elenco principal.

“O Juventude prova a cada dia que é, na essência, um clube formador, certificado inclusive pela CBF como Categoria A. É um trabalho extremamente importante, que inicia na Escolinha, ainda como trabalho social e vai, passo a passo, moldando futuros atletas profissionais. São as Categorias de Base que continuam sendo nossa sustentação, ano após ano, nos momentos difíceis”, destaca o presidente Raimundo Demore, um incentivador da Base em clubes de futebol.

Para o Gerente de Futebol Atílio Zugno, o processo de formação do Juventude também atinge resultados devido à manutenção de um estilo de trabalho, que é seguido no dia a dia em treinamentos, jogos e demais atividades. “Os resultados também ocorrem devido a qualidade e o esforço dos profissionais que trabalham em todas as categorias. Além disso, apostamos nos atletas, apesar das dificuldades que eles possam vir a enfrentar no processo de maturação ou no desenvolvimento de suas capacidades físicas. Nossas avaliações nunca são superficiais, mas sim completas em relação ao potencial de cada jogador”.

A máquina de formação não para no Jaconi e os resultados deste trabalho são fruto de uma filosofia permanente do clube, valorizada pela diretoria, bem como da entrega e da qualidade dos profissionais envolvidos no dia a dia das Categorias de Base.

“Esta sempre será minha primeira casa, onde dei meus primeiros passos e me tornei um atleta profissional. Serei sempre grato e lembrarei com carinho do clube que me apresentou o mundo”, finaliza Airton.

image

Últimas notícias

Com dois gols de Gilberto, Juventude estreia com grande vitória no Gauchão
Futebol Com dois gols de Gilberto, Juventude estreia com grande vitória no Gauchão
Leia mais
Gurias de volta! Departamento Feminino do Juventude se apresenta para a temporada 2025
Futebol Feminino Gurias de volta! Departamento Feminino do Juventude se apresenta para a temporada 2025
Leia mais
Juventude confirma contratação do atacante Giovanny
Futebol Juventude confirma contratação do atacante Giovanny
Leia mais
Juventude Feminino reforça o sistema ofensivo para a temporada 2025
Futebol Feminino Juventude Feminino reforça o sistema ofensivo para a temporada 2025
Leia mais
Serviço de jogo: Juventude x Ypiranga
Serviço de Jogo Serviço de jogo: Juventude x Ypiranga
Leia mais
Pré-temporada: Juventude faz bom jogo, mas é superado pelo Boca Juniors em amistoso histórico
Futebol Pré-temporada: Juventude faz bom jogo, mas é superado pelo Boca Juniors em amistoso histórico
Leia mais
Departamento Feminino confirma novos reforços para 2025
Futebol Feminino Departamento Feminino confirma novos reforços para 2025
Leia mais
Nas quartas de final, Juventude encerra a participação na Copa Santiago
Categorias de Base Nas quartas de final, Juventude encerra a participação na Copa Santiago
Leia mais
Juventude sub-20 se despede da Copa São Paulo
Categorias de Base Juventude sub-20 se despede da Copa São Paulo
Leia mais
Juventude confirma mais quatro contratações para a equipe feminina
Futebol Feminino Juventude confirma mais quatro contratações para a equipe feminina
Leia mais
Juventude confirma a contratação do zagueiro Cipriano
Futebol Juventude confirma a contratação do zagueiro Cipriano
Leia mais
Ademicon é a nova patrocinadora do Juventude
Marketing Ademicon é a nova patrocinadora do Juventude
Leia mais