Conheça a história de João Luiz e o apaixonado trabalho de Anderson Tomé
GeralJá conhecido pela torcida do Esporte Clube Juventude, o lutador Anderson Tomé tem empregado seu tempo por outras causas além do esporte. Missões nobres que o Verdão tem o prazer e a obrigação de contar, como esta envolvendo um jovem com necessidades
Já conhecido pela torcida do Esporte Clube Juventude, o lutador Anderson Tomé tem empregado seu tempo por outras causas além do esporte. Missões nobres que o Verdão tem o prazer e a obrigação de contar, como esta envolvendo um jovem com necessidades especiais:
João Luiz Costa de Oliveira tem sete anos e sofre de paralisia cerebral e de uma doença chamada estenose brônquica. Devido a estas enfermidades, o menino apresenta problemas de coordenação, de locomoção e de fala, tornando-se absolutamente dependente dos cuidados da mãe, dona Graziela.
Sem condições de criar o filho sozinha, Graziela só se viu amparada quando surgiu em seu caminho o lutador Anderson Tomé. Apoiado esportivamente pelo Esporte Clube Juventude, ele é especialista em MMA e Taekwondo, modalidades em que atua nas mais diversas competições a nível estadual e nacional.
Com diversos projetos sociais em sua agenda, Anderson Tomé conheceu o pequeno João Luiz e sua história durante aulas de Taekwondo para a comunidade carente em que Graziela reside. A partir daí, tomou para si a responsabilidade de ajudar o menino e a mãe, que não tem condições para a compra de medicamentos e demais cuidados especiais para o jovem.
Foi buscando o apoio da Papada que Tomé começou a mudar o rumo desta história. Vendendo rifas e sorteando camisetas do Juventude em frente ao Jaconi, em dias de jogos, Tomé pôde juntar valores que possibilitaram a compra de uma cadeira adaptada, a aquisição de um plano de saúde, alimentos e demais subsídios necessários para que João Luiz possa ter uma vida mais adequada, apesar das dificuldades.
“Desde que conheci o João senti a necessidade de ajudá-lo. Graças a Deus a torcida do Juventude entendeu a situação e colaborou para estas ações, que com certeza vão melhorar a vida do menino”, afirma Tomé.
Já Graziela diz que desde que conheceu o lutador, a vida tem mudado radicalmente para melhor. “Desde que o Anderson começou a nos ajudar, nunca mais faltou nada para o João. Ele compra o leite de soja, que é muito caro, fraldas, nos paga o plano de saúde e conseguiu a compra da cadeira. Leva tudo lá em casa, com o carro dele, às vezes sozinho. Realmente ele é um anjo que apareceu na vida do João”, conta Graziela, que também cuida de uma filha de nove anos.
Além do trabalho com João, Anderson Tomé concilia seus dois períodos diários de treinos com diversas outras ações sociais. O lutador é o fundador do projeto Anjos da Noite, que une voluntários que saem às ruas durante a noite para dar comida, amparo e que tentam dar uma condição de vida melhor às pessoas desabrigadas e usuários de drogas.
“Agora vamos começar a registrar as pessoas atendidas nas ruas. Já alugamos uma casa onde tentamos abrigar alguns moradores de rua, dando-lhes condições melhores de vida. Mas o grande desafio é lutar contra as drogas. Andando nas ruas, a gente percebe que este é o grande mal da humanidade. Elas estão destruindo famílias e indivíduos, mas o pouco que fazemos já mostra grandes resultados. Por isso não vou desistir”, explicou o lutador, que esbanja força no ringue, mas dá show de coragem, energia e solidariedade à comunidade caxiense.
O Esporte Clube Juventude tem como missão lutar por uma comunidade melhor em Caxias do Sul e por isso abraça projetos sociais que visam a melhoria da qualidade de vida da população local. É assim com o projeto Vira-Virou, com as campanhas periódicas de arrecadações e com as mais de 400 crianças que passam diariamente pelo Jaconi, onde o clube ajuda, através do esporte, a tomarem o destino correto como cidadãos de bem.
Para quem se interessar em colaborar ou conhecer mais das ações desenvolvidas por Anderson Tomé, acesse o Facebook particular do lutador: www.facebook.com/anderson.tome.1.