Conheça Roberto Tonietto, o novo presidente do Juventude

Geral

Um empresário de sucesso que aplicará no Juventude suas ideias de gestão, seguindo um projeto que visa a sustentabilidade do clube. Este é Roberto Tonietto, eleito presidente para a temporada de 2016. Aos 49 anos, terá a partir de agora um desafio im


Conheça Roberto Tonietto, o novo presidente do Juventude


Um empresário de sucesso que aplicará no Juventude suas ideias de gestão, seguindo um projeto que visa a sustentabilidade do clube. Este é Roberto Tonietto, eleito presidente para a temporada de 2016. Aos 49 anos, terá a partir de agora um desafio importantíssimo: conduzir um clube com mais de um século de história, com uma torcida exigente e apaixonada e que é reconhecido em todo o Brasil. Para tanto, Tonietto convocou para sua equipe os dirigentes Jones Biglia, Walter Dal Zotto Jr., Carlito Chies e Luis Carlos Bianchi.

Tonietto é Diretor-presidente da empresa Rodoil, a maior distribuidora de combustíveis da região Sul do Brasil e que nos últimos quatro anos patrocinou o Juventude, estampando sua marca nas camisas de jogo e no estádio. A marca, inclusive, foi a primeira a manifestar a continuidade de patrocínio para 2016.

Esta ligação toda com o Juventude vem de muito cedo, despertada pelo pai, Pedro Tonietto, que até hoje se mantem conselheiro do clube. Conheça agora um pouco mais sobre o torcedor, empresário e agora presidente do Juventude, Roberto Tonietto, em uma entrevista exclusiva ao site oficial do Verdão.

Site Esporte Clube Juventude: Roberto Tonietto, temos visto nos últimos anos sua forte ligação com o Juventude. Como tudo isso começou?
Roberto Tonietto: Lembro que desde criança, meu pai me trazia para o estádio e eu não perdia um jogo. Ele é conselheiro do clube há muitos anos e logo que eu pude, aos 20 anos, também entrei no conselho para colaborar da forma que fosse necessária. Sempre acompanhei muito o clube ao longo desse período e em 2005 e 2006 realizei meu primeiro trabalho aqui dentro como Diretor Financeiro a convite do Iguatemi Ferreira Filho. Alguns anos depois voltei como Diretor de Patrimônio, na gestão do Milton Scola e depois como vice-presidente do Demore.
 
Site: O Senhor está trazendo um projeto muito interessante, que tem como objetivo tornar o clube autossuficiente. No que ele consiste e como colocá-lo em prática?
Roberto Tonietto: Ele está dividido em três etapas. Curto, médio e longo prazo. A longo prazo, precisamos pensar na otimização do nosso patrimônio, que é muito grande, mas que não traz rentabilidade para o clube. Nosso estádio recebe em média 20 ou 30 jogos por ano, algo que dá 60 horas a cada 365 dias e uma ocupação de apenas 17%. Apenas isso gera um custo muito alto de manutenção. Precisamos ser criativos e temos que achar soluções para fazer renda de tudo isso. Uma das ideias é um projeto imobiliário para que o Juventude comece a buscar alternativas. Mas o torcedor pode ficar tranquilo, pois nada disso passa pela venda do estádio, como muitos podem pensar. Vamos utilizar nosso patrimônio para gerar receita, com ideias para otimizar nosso espaço físico. A médio prazo, nossa principal ideia está ligada às Categorias de Base, que é um de nossos pilares. Ela é reconhecida não só aqui no Rio Grande do Sul, mas no Brasil e no mundo pelos atletas que formou e pelo know how que tem. Hoje, porém, o clube vende muitos atletas, mas a diferença entre o que se arrecada na base com negociações e o custo para a manutenção dela é muito pequena. Este ganho é muito pequeno. Isso porque infelizmente o clube precisa vender os atletas muito cedo, sem fazer as melhores negociações em função dessa extrema necessidade do dia a dia de buscar dinheiro. Então, a gente prevê uma parceria com algum clube do centro do país ou, principalmente na Europa, já que pra esses clubes de fora, o Brasil se tornou um mercado interessante em função da economia. Já a curto prazo, não temos muitas alternativas a não ser aplicar algumas medidas imediatas, que visam a redução de custos, para que haja um equilíbrio no nosso orçamento. Este primeiro passo é fundamental para que consigamos começar a diminuir o nosso déficit mensal.
 
Site: Como foi realizada a formação da sua equipe de trabalho, com a nomeação de quatro vices?
Roberto Tonietto: Eu confesso que até pouco tempo atrás eu não tinha esta pretensão de seguir na direção do clube. Mas o Juventude está numa situação delicada financeiramente e não é do meu feitio esquecer ou deixar as dificuldades de lado, por mais desafiador que seja. Então, passei um bom tempo pensando em uma forma de colocar o Juventude numa situação melhor, pavimentando bem um caminho para os próximos anos. Então, foram surgindo algumas ideias a serem implementadas a curto, médio e longo prazo. Expus estas ideias a algumas pessoas, como o Biglia, o Carlito, o Demore, depois chamamos o Dal Zotto, aí veio o Bianchi e o grupo foi se consolidando. Depois, contratei uma empresa de Porto Alegre que já presta serviços para a Rodoil, com profissionais de primeira linha no mercado para nos ajudar a colocar isso no papel e viabilizar estas ideias. Ao final, chegamos a conclusão que o Juventude pode vir a ser viável financeiramente com algumas medidas e esta equipe está totalmente apta a levar esse projeto adiante.
 
Site: Este projeto prevê mudanças importantes dentro do clube e o orçamento entra nesse ponto. Tudo isso parece entrar naquela expressão de “pés no chão”. Como o Senhor avalia essa questão?
Roberto Tonietto: De 2014 para 2015, nosso futebol sofreu uma redução de 16%. Isso comprova que nem sempre um investimento maior tem relação com desempenho melhor em campo, haja vista que neste ano tivemos uma campanha superior a 2014, mas com orçamento menor. Para o ano que vem, a nossa projeção prevê um custo 22% menor em relação a este ano no futebol e 32% a menos na área operacional do clube. Todo o nosso orçamento, todos os números estão dentro deste projeto estabelecido e toda a área financeira sempre estará à disposição dos conselheiros. Cada conselheiro tem acesso a esses números a hora que quiser no nosso departamento financeiro. Todas as movimentações são devidamente analisadas periodicamente pelos conselhos fiscal e deliberativo e ainda por uma auditoria externa.
 
Site: Percebe-se uma visão bastante moderna em relação à gestão. Como o Senhor resumiria a sua forma de atuação?
Roberto Tonietto: Eu vejo o clube como uma empresa. A diferença é que o lucro do Esporte Clube Juventude é a satisfação de seu associado, de seu torcedor. O valor que entra, tem que suprir as necessidades e quanto maior for nossa arrecadação, maior e melhor será nossa estrutura e nosso futebol. Vamos analisar muito o custo-benefício de tudo, pois nossa margem neste momento é muito pequena.
 
Site: Que mensagem deixar para o torcedor neste momento?
Roberto Tonietto: Quero dizer ao torcedor que será um ano difícil e o desafio é muito grande. O Juventude vai precisar como nunca do apoio incondicional do seu torcedor. Precisamos unir forças para que possamos fazer um clube saudável, mais forte e que volte ao caminho do sucesso. Desde já, fica o convite para que os sócios continuem colaborando e que aquele torcedor que ainda não é sócio, venha até a secretaria, auxilie o clube nesse projeto, porque eu tenho certeza que com este apoio nossos objetivos ficam cada vez mais próximos de ser alcançados.
image

Últimas notícias

Juventude lamenta o falecimento da torcedora Celina Dal Pra Zengerling
Geral Juventude lamenta o falecimento da torcedora Celina Dal Pra Zengerling
Leia mais
Serviço de Jogo: Juventude x Guarany
Serviço de Jogo Serviço de Jogo: Juventude x Guarany
Leia mais
Com dois gols de Gilberto, Juventude estreia com grande vitória no Gauchão
Futebol Com dois gols de Gilberto, Juventude estreia com grande vitória no Gauchão
Leia mais
Gurias de volta! Departamento Feminino do Juventude se apresenta para a temporada 2025
Futebol Feminino Gurias de volta! Departamento Feminino do Juventude se apresenta para a temporada 2025
Leia mais
Juventude confirma contratação do atacante Giovanny
Futebol Juventude confirma contratação do atacante Giovanny
Leia mais
Juventude Feminino reforça o sistema ofensivo para a temporada 2025
Futebol Feminino Juventude Feminino reforça o sistema ofensivo para a temporada 2025
Leia mais
Serviço de jogo: Juventude x Ypiranga
Serviço de Jogo Serviço de jogo: Juventude x Ypiranga
Leia mais
Pré-temporada: Juventude faz bom jogo, mas é superado pelo Boca Juniors em amistoso histórico
Futebol Pré-temporada: Juventude faz bom jogo, mas é superado pelo Boca Juniors em amistoso histórico
Leia mais
Departamento Feminino confirma novos reforços para 2025
Futebol Feminino Departamento Feminino confirma novos reforços para 2025
Leia mais
Nas quartas de final, Juventude encerra a participação na Copa Santiago
Categorias de Base Nas quartas de final, Juventude encerra a participação na Copa Santiago
Leia mais
Juventude sub-20 se despede da Copa São Paulo
Categorias de Base Juventude sub-20 se despede da Copa São Paulo
Leia mais
Juventude confirma mais quatro contratações para a equipe feminina
Futebol Feminino Juventude confirma mais quatro contratações para a equipe feminina
Leia mais