Dia do treinador
GeralO dia 14 de janeiro não pode passar em branco em nenhum clube de futebol do Brasil. Hoje é o Dia Nacional do Treinador de Futebol. A data foi oficializada em 1993, e homenageia este que é o responsável por grandes momentos dentro deste que é o esport
O dia 14 de janeiro não pode passar em branco em nenhum clube de futebol do Brasil. Hoje é o Dia Nacional do Treinador de Futebol. A data foi oficializada em 1993, e homenageia este que é o responsável por grandes momentos dentro deste que é o esporte mais praticado no mundo. Também são os primeiros a receber críticas, sejam elas da torcida ou da imprensa esportiva e os que detêm o cargo mais instável dentro do futebol.
Em função de tudo isso, a vida do treinador de futebol não pode ser considerada fácil. Muito pelo contrário. Tudo pode ir do céu ao inferno em questão de minutos. Por isso, não basta hoje apenas os conhecimentos táticos e técnicos. As questões psicológicas e subjetivas de um vestiário também passam pelas mãos do treinador, que é o responsável por administrar todas as situações e manter o equilíbrio dentro de um grupo.
Por essa importância adquirida pelo treinador de futebol com o passar dos tempos, o Juventude homenageia todos aqueles que já passaram por essa função durante os 100 anos de história do clube. Cada um faz parte e ajudou a construir pelo menos um trecho da trajetória esmeraldina. Felicitações especiais ao atual treinador, Lisca, e para aqueles que conquistaram os principais títulos do clube: Heron Ferreira, campeão da Série B em 1994; Lori Sandri, responsável pelo título do Gauchão de 1998 e Valmir Louruz, comandante do time que levantou o maior troféu da história alviverde, o da Copa do Brasil, em 1999.
Além de Lisca, o Juventude estende a homenagem para os treinadores que estão à frente das mais diversas categorias no estádio Alfredo Jaconi:
Ricardo Colbachini, auxiliar técnico da equipe principal;
James Freitas, treinador do time sub-20;
Guilherme Bossle, treinador do time sub-17;
Giordano Demore, treinador do time sub-15;
Rodrigo Pedroni, treinador do time sub-13;
Lucas Zanella, treinador do time sub-12;
Anílson Padilha, treinador do time sub-10 e
Jonas da Rosa, treinador e coordenador das categorias de base.