Em discurso na Câmara Municipal de Caxias do Sul, zagueira Beta destaca importância do esporte como ferramenta social
GeralFoto: Bianca Prezzi/Câmara Caxias No dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente em 08 de março, o Esporte Clube Juventude, representado pela zagueira e capitã do time feminino, Robert
Foto: Bianca Prezzi/Câmara Caxias
No dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente em 08 de março, o Esporte Clube Juventude, representado pela zagueira e capitã do time feminino, Roberta Rosa, esteve presente no plenário do Legislativo caxiense. O convite partiu do Ver. Prof. Zanchin e faz parte do Acordo de Lideranças, uma ferramenta que possibilita a sociedade, devidamente representada, a participar ativamente da sessão legislativa de Caxias do Sul.
Em seu discurso, Beta destacou a importância da valorização feminina e do esporte como ferramenta social. “Me chamo Roberta, sou mulher, sou casada, sou mãe e sou atleta. E, não menos importante, sou preta. Tenho 34 anos e minha trajetória no esporte começou aos 11 anos, dentro da escola pública, através de professoras de Educação Física que me influenciaram a seguir e acreditar no esporte e na modalidade. Isso mostra o quanto o esporte dentro das escolas é importante para a formação de atletas e de pessoas com caráter”.
A capitã ressaltou que, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda há muito a ser feito em prol das mulheres no futebol. Ela citou as dificuldades enfrentadas pelas atletas, como a falta de investimento e reconhecimento por parte da sociedade. “Somos muito talentosas e merecemos o mesmo direito e a mesma valorização que os homens têm nesse esporte. Nós, mulheres, queremos nos sentir figuras realmente pertencentes ao futebol. Para que isso aconteça, os projetos precisam sair do papel, precisa existir mais investimento no futebol feminino como um todo”.
Ao final de seu discurso, Beta enfatizou a importância de incentivar as meninas desde cedo a praticar esportes, e não apenas o futebol e saudou o público feminino presente na sessão. Também utilizou a tribuna o diretor do Departamento Feminino do Juventude, Francisco Rech, que agradeceu o parlamentar Ricardo Zanchin pela abertura do espaço na Câmara. Por fim, o vereador presenteou Beta com um buquê de flores.
Que exemplos como o da zagueira Beta possam inspirar outras pessoas na luta diária pelos direitos das mulheres no esporte e nas mais diversas áreas da sociedade.
O Esporte Clube Juventude deseja à todas as mulheres um feliz Dia Internacional da Mulher.