Goleira Claudia é convocada para a Seleção Brasileira Feminina
Futebol FemininoEssa convocação é a primeira de uma atleta do Juventude para a Seleção Brasileira Feminina principal
Foi com grande alegria que o Juventude recebeu a notícia da convocação da goleira Claudia, 22 anos, para a Seleção Brasileira Feminina principal. Destaque do clube, a atleta está na lista anunciada pelo técnico Arthur Elias para a disputa de dois amistosos contra a Austrália. A primeira partida será realizada no dia 28 de novembro, em Brisbane, e a segunda em 1º de dezembro, em Gold Coast. Esses amistosos fazem parte da preparação da equipe para a Copa América de 2025 e para a Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil. A convocação ocorreu na tarde desta terça-feira (12), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Essa convocação é a primeira de uma atleta do Juventude para a Seleção Brasileira Feminina principal. Antes disso, em 2007, Mayara Foscarini havia sido convocada para a Seleção Sub-17, com a qual disputou o Sul-Americano no Chile.
Claudia chegou ao Juventude em 2023 e rapidamente conquistou seu espaço. Sua primeira partida foi pela Copa Siapergs, torneio amistoso, diante do Grêmio. Após empate em 0x0 no tempo regulamentar, Claudia defendeu dois pênaltis, garantindo a classificação do Juventude para a final, que terminou com o vice-campeonato. Sua estreia em competições oficiais foi diante da Ferroviária (SP), pelo Brasileirão Feminino Sub-20.
Na Série A-3, Claudia assumiu a titularidade em um momento decisivo: o primeiro jogo pelo acesso contra o Pinda, que foi também sua estreia pela equipe profissional do Juventude. Com dois empates, o Juventude garantiu a vaga na Série A-2 nos pênaltis, mais uma vez com Claudia sendo decisiva. Ela também foi peça fundamental na campanha que levou o Juventude ao título do interior gaúcho, somando 24 jogos no ano.
Nesta temporada, Claudia disputou 18 jogos, sendo 10 deles sem sofrer gols. A goleira foi uma das protagonistas da campanha que levou o Juventude à elite do Campeonato Brasileiro Feminino. Atualmente, disputa o Campeonato Gaúcho, onde o Juventude está na fase semifinal.
Coroando dois anos de um trabalho em alto nível, Claudia celebrou a convocação. “É uma honra enorme vestir a camisa da Seleção Brasileira e representar o Juventude nesse momento tão especial. Sempre foi um grande sonho, acho que é o sonho de toda atleta representar um dia a Seleção. Eu tenho passado momentos maravilhosos aqui com o clube, são dois anos de muito aprendizado, muitas conquistas. A gente conquistou dois acessos, título do interior. Só tenho a agradecer por tudo que eu vivo aqui, por todo o apoio que a equipe sempre me deu. Comissão sempre acreditou no meu trabalho, confiou em mim e me ajudou a alcançar esse objetivo tão maravilhoso que eu sempre sonhei.”
Coordenadora do Futebol Feminino, Renata Armiliato também comemorou a presença de Claudia entre as convocadas “A convocação para a Seleção Brasileira é um momento mágico para qualquer atleta, e estamos extremamente felizes com a evolução da Claudia nesses dois anos vestindo a camisa do Juventude. Essa convocação coroa o grande trabalho realizado pelo Clube e pelo Departamento de Futebol Feminino desde sua reabertura. Este ano foi histórico, com o nosso acesso à elite do futebol feminino, uma excelente campanha no Campeonato Gaúcho, e agora, encerramos o ano com a convocação de uma atleta para a Seleção principal do Brasil. Esses marcos mostram que estamos no caminho certo para o crescimento do futebol feminino no Juventude. Que essa seja a primeira de muitas atletas a representarem o nosso Clube na Seleção.”
O Esporte Clube Juventude parabeniza Claudia pela convocação e destaca o trabalho de todos os profissionais que contribuem diariamente para o desenvolvimento do futebol feminino no Clube.