Histórico! Gurias do Juventude garantem vaga na elite do Futebol Brasileiro em 2025
GeralNathan Bizotto/ECJuventude Mais um acesso à Série A em Caxias do Sul e, como sempre, o Estádio Alfredo Jaconi foi o palco. A equipe feminina do Juventude fez história na tarde desta terça-feira
Nathan Bizotto/ECJuventude
Mais um acesso à Série A em Caxias do Sul e, como sempre, o Estádio Alfredo Jaconi foi o palco. A equipe feminina do Juventude fez história na tarde desta terça-feira (09). A neblina até interrompeu, mas não evitou mais um acesso do Esporte Clube Juventude. As Esmeraldas, comandadas por Luciano Brandalise, empataram com o Fortaleza em 2x2 e, graças a vitória na partida de ida, carimbaram a vaga para a Série A-1 do Brasileiro Feminino de 2025. Kety e Thalita anotaram os gols alviverdes.
Sucesso. Esta é uma palavra que define o Departamento Feminino do Esporte Clube Juventude. São três anos desde a reabertura e, desde então, o sucesso andou ao lado das Esmeraldas. Esta terça, dia 09, coroou um trabalho árduo de todas as pessoas envolvidas na equipe feminina do Verdão nos últimos anos. Depois de nove jogos em sua primeira participação na Série A-2, as gurias soltaram o grito de Série A.
O jogo
A partida que durou dois dias. Não foi fácil. A neblina teimou em adiar a comemoração alviverde. O confronto começou na noite desta segunda-feira (08). Logo aos três minutos, Ana Caroline fintou a defesa e foi derrubada na área. Pênalti. Kety, com frieza, deslocou a goleira e abriu o placar para as Esmeraldas. O Ju manteve a competitividade e seguiu dominando as ações do jogo.
Aos 27, Karol cobrou falta na área, Yasmin desviou e Thalita, artilheira alviverde, tocou na saída da goleira para ampliar a vantagem. Na sequência, porém, Natália recebeu na entrada da área e diminuiu o placar. Na reta final da primeira etapa, Thalita saiu na cara do gol e bateu no cantinho. A bola raspou a trave.
Na etapa final, o jogo foi impactado pela forte neblina. O Fortaleza empatou em pênalti de Bea, aos 17 minutos. Depois, a neblina tomou conta do Jaconi. Aos 26 minutos, a arbitragem decidiu a paralisação do jogo, com retomada às 15h da terça-feira (09).
Chegou a terça e, com ela, o dia de mais um acesso jaconero. Foram mais 24 minutos de jogo. A principal chance foi das Esmeraldas. Emmily Carla ganhou na velocidade, entrou na área e bateu forte. A bola passou perto da trave direita da goleira Renata. As gurias estiveram bem postadas defensivamente e não permitiram oportunidades claras para as visitantes. Foi aguardar o apito final para entrar em campo e gritar: o Juventude é Serie A-1 do Brasileiro Feminino.
Na semifinal, as gurias do Ju enfrentam o Instituto 3-B, do Amazonas. A partida de ida será em Caxias do Sul e a volta em Manaus. As datas e os locais serão definidos nos próximos dias.
Este projeto é financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer através do FIESPORTE