Juventude apoia a ação “Outubro Rosa”

Geral

O Esporte Clube Juventude faz questão de participar e difundir entre seus torcedores e comunidade em geral a campanha “Outubro Rosa”, lançada pela Prefeitura de Caxias do Sul. O que mais incentiva o clube a aderir a este tipo de ação é a força do púb


Juventude apoia a ação “Outubro Rosa”


O Esporte Clube Juventude faz questão de participar e difundir entre seus torcedores e comunidade em geral a campanha “Outubro Rosa”, lançada pela Prefeitura de Caxias do Sul. O que mais incentiva o clube a aderir a este tipo de ação é a força do público feminino que se faz presente no Alfredo Jaconi e no quadro social. Leia o conteúdo abaixo e conheça tudo sobre este movimento internacional de luta contra o câncer de mama. Espalhe estas informações e lembre-se que, embora o ano seja todo Verde, o outubro é rosa!


Outubro Rosa

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde - Programa Vigimama, em parceria com diversas entidades, promove o Outubro Rosa 2014, movimento internacional de luta contra o câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher, sendo mais comum após os 40 anos e, principalmente após os 50. É um tumor com alta probabilidade de cura quando detectado em fases iniciais (tumores com menos de 1 cm). O diagnóstico se baseia no autoexame mensal das mamas, no exame físico periódico por profissional de saúde e, principalmente, por meio de mamografias.

Para garantir a prevenção, o Município desenvolve, desde 2007, o Vigimama (Programa de Vigilância ao Câncer de Mama). Ele inclui ações de prevenção e monitoramento de pacientes através de consultas e exames com o objetivo de reduzir os índices de mortalidade provocados pela doença.

A mamografia deve ser realizada anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mesmo quando o autoexame for normal. Este último deve ser realizado entre 5 e 7 dias após o início da menstruação ou, se após a menopausa, na primeira semana do mês.

A Presença de caroços, nódulos ou endurecimentos nas mamas ou axilas (adenopatias ou ínguas) são alguns sinais que podem ser detectadas no autoexame das mamas. É importante lembrar que tumores iniciais com menos 1 cm não são palpáveis (assintomáticos).

Fazer o autoexame é simples. Na frente do espelho, eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato ou a presença de retrações na mama. Examine toda a mama em movimentos circulares com as mãos, não esquecendo de examinar as axilas. Deitada, coloque um travesseiro debaixo do lado direito do corpo e a mão direita sob a cabeça. Com os dedos da mão esquerda apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado esquerdo e apalpe da mesma forma a mama direita. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.

Importante:

- Faça o autoexame mensal das mamas;

- Consulte uma vez ao ano a Unidade Básica de Saúde e solicite a realização da palpação das mamas. Aproveite e faça o exame preventivo do colo uterino (Papanicolau);

- Faça as mamografias anuais a partir dos 40 anos. Este exame está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Para a Secretária Municipal da Saúde, Dilma Tessari, o Outubro Rosa é uma ação ampla de atenção à mulher. “É uma campanha plural, ampla, realizada em conjunto com várias entidades da sociedade, que visa promover a saúde da mulher, orientando e protegendo do câncer que mais mata no mundo”. Dilma ressaltou que, desde 2007, 896 casos suspeitos de câncer de mama foram diagnosticados e, desses, 220 positivos. “Chama a atenção, em nosso Município que, 49% dos casos estão na faixa etária dos 50 aos 70 anos. Por isso a gente busca o diagnóstico e a prevenção desde os 40 anos”, salienta.

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama. Após aprovação no Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta a última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

Em 1997, entidades americanas começaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente, sem data definida. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa fosse expandido e que pudesse ser replicado, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

 

*informações repassadas pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde.

image

Últimas notícias

Gurias de volta! Departamento Feminino do Juventude se apresenta para a temporada 2025
Futebol Feminino Gurias de volta! Departamento Feminino do Juventude se apresenta para a temporada 2025
Leia mais
Juventude confirma contratação do atacante Giovanny
Futebol Juventude confirma contratação do atacante Giovanny
Leia mais
Juventude Feminino reforça o sistema ofensivo para a temporada 2025
Futebol Feminino Juventude Feminino reforça o sistema ofensivo para a temporada 2025
Leia mais
Serviço de jogo: Juventude x Ypiranga
Serviço de Jogo Serviço de jogo: Juventude x Ypiranga
Leia mais
Pré-temporada: Juventude faz bom jogo, mas é superado pelo Boca Juniors em amistoso histórico
Futebol Pré-temporada: Juventude faz bom jogo, mas é superado pelo Boca Juniors em amistoso histórico
Leia mais
Departamento Feminino confirma novos reforços para 2025
Futebol Feminino Departamento Feminino confirma novos reforços para 2025
Leia mais
Nas quartas de final, Juventude encerra a participação na Copa Santiago
Categorias de Base Nas quartas de final, Juventude encerra a participação na Copa Santiago
Leia mais
Juventude sub-20 se despede da Copa São Paulo
Categorias de Base Juventude sub-20 se despede da Copa São Paulo
Leia mais
Juventude confirma mais quatro contratações para a equipe feminina
Futebol Feminino Juventude confirma mais quatro contratações para a equipe feminina
Leia mais
Juventude confirma a contratação do zagueiro Cipriano
Futebol Juventude confirma a contratação do zagueiro Cipriano
Leia mais
Ademicon é a nova patrocinadora do Juventude
Marketing Ademicon é a nova patrocinadora do Juventude
Leia mais
Atacante colombiano Emerson Batalla é o novo reforço do Juventude
Futebol Atacante colombiano Emerson Batalla é o novo reforço do Juventude
Leia mais