Juventude apoia a ação “Outubro Rosa”
GeralO Esporte Clube Juventude faz questão de participar e difundir entre seus torcedores e comunidade em geral a campanha “Outubro Rosa”, lançada pela Prefeitura de Caxias do Sul. O que mais incentiva o clube a aderir a este tipo de ação é a força do púb
O Esporte Clube Juventude faz questão de participar e difundir entre seus torcedores e comunidade em geral a campanha “Outubro Rosa”, lançada pela Prefeitura de Caxias do Sul. O que mais incentiva o clube a aderir a este tipo de ação é a força do público feminino que se faz presente no Alfredo Jaconi e no quadro social. Leia o conteúdo abaixo e conheça tudo sobre este movimento internacional de luta contra o câncer de mama. Espalhe estas informações e lembre-se que, embora o ano seja todo Verde, o outubro é rosa!
Outubro Rosa
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde - Programa Vigimama, em parceria com diversas entidades, promove o Outubro Rosa 2014, movimento internacional de luta contra o câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher, sendo mais comum após os 40 anos e, principalmente após os 50. É um tumor com alta probabilidade de cura quando detectado em fases iniciais (tumores com menos de 1 cm). O diagnóstico se baseia no autoexame mensal das mamas, no exame físico periódico por profissional de saúde e, principalmente, por meio de mamografias.
Para garantir a prevenção, o Município desenvolve, desde 2007, o Vigimama (Programa de Vigilância ao Câncer de Mama). Ele inclui ações de prevenção e monitoramento de pacientes através de consultas e exames com o objetivo de reduzir os índices de mortalidade provocados pela doença.
A mamografia deve ser realizada anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mesmo quando o autoexame for normal. Este último deve ser realizado entre 5 e 7 dias após o início da menstruação ou, se após a menopausa, na primeira semana do mês.
A Presença de caroços, nódulos ou endurecimentos nas mamas ou axilas (adenopatias ou ínguas) são alguns sinais que podem ser detectadas no autoexame das mamas. É importante lembrar que tumores iniciais com menos 1 cm não são palpáveis (assintomáticos).
Fazer o autoexame é simples. Na frente do espelho, eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato ou a presença de retrações na mama. Examine toda a mama em movimentos circulares com as mãos, não esquecendo de examinar as axilas. Deitada, coloque um travesseiro debaixo do lado direito do corpo e a mão direita sob a cabeça. Com os dedos da mão esquerda apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado esquerdo e apalpe da mesma forma a mama direita. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
Importante:
- Faça o autoexame mensal das mamas;
- Consulte uma vez ao ano a Unidade Básica de Saúde e solicite a realização da palpação das mamas. Aproveite e faça o exame preventivo do colo uterino (Papanicolau);
- Faça as mamografias anuais a partir dos 40 anos. Este exame está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Para a Secretária Municipal da Saúde, Dilma Tessari, o Outubro Rosa é uma ação ampla de atenção à mulher. “É uma campanha plural, ampla, realizada em conjunto com várias entidades da sociedade, que visa promover a saúde da mulher, orientando e protegendo do câncer que mais mata no mundo”. Dilma ressaltou que, desde 2007, 896 casos suspeitos de câncer de mama foram diagnosticados e, desses, 220 positivos. “Chama a atenção, em nosso Município que, 49% dos casos estão na faixa etária dos 50 aos 70 anos. Por isso a gente busca o diagnóstico e a prevenção desde os 40 anos”, salienta.
O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama. Após aprovação no Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta a última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.
Em 1997, entidades americanas começaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente, sem data definida. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa fosse expandido e que pudesse ser replicado, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
*informações repassadas pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde.