Juventude doa kits de treino para Escolinha de Futebol atingida por enchentes no Rio Grande do Sul
GeralFoto: Fernando Alves/E.C.Juventude Os estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul ainda impactam significativamente as comunidades locais. Em um esforço na busca pela reconstrução, o
Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude
Os estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul ainda impactam significativamente as comunidades locais. Em um esforço na busca pela reconstrução, o Esporte Clube Juventude realizou a doação de kits de treino para um tradicional projeto de futebol em Vila Cristina, comunidade fortemente afetada pelas inundações. A entrega dos uniformes e das bolas ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), na sede onde o projeto é realizado. Funcionários do clube, além do Vice-Presidente das Categorias de Base, Jones Biglia, estiveram presentes na ocasião. Os kits foram entregues diretamente ao idealizador do projeto, Alexandre Grans e aos alunos.
Devido à situação crítica da comunidade, o projeto, que normalmente atende cerca de 80 crianças, ainda não pôde ser retomado em sua totalidade. Aos poucos, com o apoio da comunidade, espera-se reconstruir o vestiário, que foi levado pela força das águas, e os campos, para que o projeto possa funcionar plenamente. A Escolinha de Vila Cristina, que existe há mais de 20 anos, sempre operou com trabalho voluntário. Tudo o que foi conquistado ao longo dos anos resultou de doações de pais e da comunidade. Atualmente, os treinos ocorrem aos sábados com aproximadamente 50 crianças.
Idealizador do projeto, Alexandre Grans relatou a difícil situação: "Neste ano tivemos essa fatalidade com a enchente e perdemos tudo. Dentro do vestiário, tínhamos uma caixa com todo o material, cerca de 85 bolas. Tudo o que se pode imaginar em termos de material básico, nós tínhamos, graças às doações que recebemos. Foi o ano em que mais nos equipamos, mas a enchente levou tudo”.
O professor também descreveu o impacto das enchentes no local dos treinos: "Hoje, o lugar está maravilhoso, mas só quem conhecia antes e vê agora consegue acreditar. Este espaço estava coberto de árvores, que foram removidas aos montes. É difícil explicar o que o rio fez aqui, não só neste local, mas em todo o nosso estado”.
Alexandre destacou ainda a importância da ação realizada pelo Juventude: "É como um sonho, receber esse material para um trabalho que fazemos há anos, e agora ter junto aos nossos alunos a marca do Juventude. Isso é o auge de todo o nosso esforço, um reconhecimento enorme. Não tem preço, é uma satisfação muito grande. Agradeço a todos, ao clube e a todos que se empenharam em ajudar."
Vice-presidente do Juventude, Jones Biglia também avaliou a ação: "A Escola de Futebol de Vila Cristina é uma instituição tradicional, que realiza um trabalho totalmente voluntário. Ficamos profundamente tocados com a situação deles e pensamos em como poderíamos ajudar. Surgiu então a ideia de fornecer materiais esportivos e as bolas para que eles possam retomar as atividades gradualmente."
Biglia acrescentou: "É importante para o Juventude cumprir esse papel, pois estamos todos inseridos no contexto dessa tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul. Dentro de suas possibilidades, o Juventude realizou várias ações, seja para comunidades de Caxias do Sul, seja para outras cidades, recebendo donativos. É função do clube estar inserido na comunidade e no Estado”.
O Esporte Clube Juventude parabeniza Alexandre e toda a comunidade pela persistência e determinação em continuar com o projeto, mesmo após as tragédias que assolaram o Rio Grande do Sul.