Juventude é destaque na “Primavera de Museus”. Confira a programação
GeralO Juventude entra em campo na 17ª “Primavera dos Museus” com uma programação repleta de histórias, futebol e reflexões sociais. Entre os dias 11 e 15 de setembro, além de visitas guiadas, o Memorial do Juventude promoverá, no estádio Alfredo Jaconi,
O Juventude entra em campo na 17ª “Primavera dos Museus” com uma programação repleta de histórias, futebol e reflexões sociais. Entre os dias 11 e 15 de setembro, além de visitas guiadas, o Memorial do Juventude promoverá, no estádio Alfredo Jaconi, palestras e rodas de conversas que explorarão o passado do clube e seu impacto na sociedade, através da temática: “Juventude, um passado de histórias: futebol e memória na construção do amanhã”. O evento previa, também, no último dia, o lançamento do livro "Juventude – 110 anos: Coração verde e alma Jaconera", do Dr. Francisco Michielin. Entretanto, a logística de entrega dos livros em Caxias do Sul foi afetada pelas enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul. Neste caso, uma nova data será divulgada pelo clube.
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais para discussão de temas transversais em espaços de memória de todo o país. O tema deste ano é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas". Desta forma, o Memorial do Juventude se mobiliza e oferece ao público uma das mais completas programações dentre os Museus de todo o Brasil.
Na primeira noite, 11 de setembro, ocorrerá a mesa de abertura “O E.C. Juventude e Caxias do Sul: perspectiva histórica da ligação entre a cidade e o clube”. A conversa celebrará e relembrará a construção social da cidade a partir do futebol, ligando a história do Juventude com a cidade a partir das aproximações históricas.
Na segunda noite, a mesa “Ninha, Camanga, Julião e Caneco: o negro e o futebol em Caxias do Sul” discutirá as entrelinhas raciais e sociais da construção da cidade e do esporte. Nesta conversa, serão discutidos caminhos para a construção de uma sociedade antirracista.
Seguindo o evento, no dia 13, a mesa “Verde e branco e outras cores: LGBTQIA+ e o futebol que queremos” traz para o centro do debate o ideal de masculinidade envolvido no mundo do futebol, os tabus e as transformações na busca de um esporte que contemple toda sociedade.
Na quarta noite, a mesa “Mulheres do futebol: práticas e desafios além das quatro linhas” traz o protagonismo das mulheres atuantes nos diversos espaços do futebol e discute os desafios diários na consolidação de seus espaços.
“Falar de futebol não é só falar sobre o que acontece nos 90 minutos, no espaço dentro das quatro linhas. O futebol faz parte da vida e da cultura de todas as pessoas, e é justamente por isso que ele é atravessado por todos os assuntos que rodeiam nossa sociedade. O tema proposto para esta edição da Primavera dos Museus nos permitiu abrir discussões importantes e promover debates com nosso torcedor e com toda a comunidade, analisando nosso passado, apresentando personagens importantes da nossa história e propondo um pensar diferente para o amanhã”, destacou Amanda Dal Cero, responsável pelo Memorial do E.C.Juventude.
A entrada para todos os dias de evento é franca e aberta a todos. Porém, a organização do evento solicita que seja realizada uma inscrição neste link: http://www.sympla.com.br/ecjuventude.
Confira a programação completa e os palestrantes de cada noite:
11/09/2023 – 19h às 20h30
MESA REDONDA – A mesa de abertura do evento “O E.C. Juventude e Caxias do Sul: perspectiva histórica da ligação entre a cidade e o clube” celebra e relembra a construção social da cidade a partir do futebol, ligado a história do EC Juventude com a cidade a partir das aproximações históricas.
Palestrantes: Deivid Ferreira da Silva, Bárbara Lauxen e Alessandro Valim.
12/09/2023 – 19h às 20h30
MESA REDONDA – A mesa “Ninha, Camanga, Julião e Caneco: o negro e o futebol em Caxias do Sul” discute as entrelinhas raciais e sociais da construção da cidade e do esporte. Em um ano em que tanto se falou sobre a questão do racismo no futebol, aprofunda-se os porquês e busca-se apontar caminhos possíveis para a construção de uma sociedade antirracista.
Palestrantes: Lucas Caregnato e Roberta C. da Rosa – Beta, Capitã do E.C. Juventude.
13/09/2023 – 20h às 21h30
MESA REDONDA – A mesa “Verde e branco e outras cores: LGBTQIA+ e o futebol que queremos” traz para o centro do debate o ideal de masculinidade envolvido no mundo do futebol, os tabus e as transformações na busca de um esporte que contemple todas as pessoas.
Palestrantes: Emerson Ferretti, Fabrício Romani Gomes e Filippo Pezzini.
14/09/2023 – 19h às 20h30
MESA REDONDA – A mesa “Mulheres do futebol: práticas e desafios além das quatro linhas” traz o protagonismo das mulheres atuantes nos diversos espaços do futebol e discute os desafios diários na consolidação de seus espaços.
Palestrantes: Gabriela Luizelli, Carla Larini, Juliana Rampon e Renata Armiliato.
A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis em www.sympla.com.br/ecjuventude