Juventude formaliza parceria com a UCS para utilização do Instituto de Medicina do Esporte (IME)
MarketingAs Categorias de Base do Verdão terão acesso, a partir de agora, à estrutura e aos profissionais do Instituto de Medicina do Esporte (IME) do Centro Clínico da UCS.
O Esporte Clube Juventude e a Universidade de Caxias do Sul formalizaram, nesta sexta-feira (13), uma importante parceria para a temporada de 2025. As Categorias de Base do Verdão terão acesso, a partir de agora, à estrutura e aos profissionais do Instituto de Medicina do Esporte (IME) do Centro Clínico da UCS. Cerca de 120 atletas da base alviverde terão à disposição consultas de aptidão, testes de desempenho e acompanhamento diário dos médicos do IME.
A parceria é um marco importante para as Categorias de Base do Juventude. Na próxima temporada, os jovens serão acompanhados diariamente, em treinamentos e jogos, pela equipe médica do IME, que aplicará todos os protocolos de atendimento mais atuais para as necessidades de atletas de alto rendimento.
Além disso, os jogadores serão beneficiados com exames como teste ergoespirométrico e avaliação isocinética. A parceria também inclui possibilidade de atendimentos nas áreas da fisioterapia, nutrição, psicologia e podologia. Guilherme Bosi, Diretor Médico do Departamento Profissional do Juventude e professor na curso de medicina da UCS, foi um dos idealizadores da parceria e comentou sobre a importância dessa iniciativa.
“Essa parceria começou a ser desenhada há cerca de dois anos, quando identificamos algumas necessidades na área dentro das categorias de base do Juventude. O IME é um dos poucos serviços de medicina do esporte especializado que vigoram no Brasil. Tendo isso dentro de Caxias do Sul, entendíamos o potencial de uso da capacidade técnica e científica da equipe médica do Instituto. A ideia é incrementar assistência aos nossos atletas, nesse momento de formação, visando extrair as melhores valências físicas para que possam desempenhar o melhor papel possível dentro de campo”.
Jones Biglia, Vice-Presidente das Categorias de Base, também salientou os fatores que agregam nesse projeto. “A Base do Juventude será extremamente beneficiada com esta parceria junto a UCS e ao IME. Os atletas poderão ser avaliados em todos os quesitos físicos no início e no decorrer da temporada. Além da prevenção e tratamento de lesões, o IME oferece uma estrutura médica e científica completa para os jogadores. A parceria precisa ser comemorada, pois é um grande avanço para as Categorias de Base do Juventude”.
Sobre o Instituto de Medicina do Esporte
Integrando o Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul, que oferece assistência em saúde à comunidade, o Instituto de Medicina do Esporte (IME) é referência na promoção de qualidade de vida e longevidade. Para além dos testes direcionados a atletas, que incluem o exame de marcha em laboratório, do qual é o único prestador no Estado, os serviços do IME também alcançam pacientes em reabilitação cardíaca, pulmonar, entre outras condições. A Medicina do Esporte avalia, através de testes tradicionais e inovadores, os parâmetros que influenciam o desempenho do atleta, para que ele atinja um novo patamar de performance física e atlética.
Gabriel Lopes Amorim, professor do curso de Medicina da UCS e Coordenador da residência em Medicina do Esporte, explicou como a medicina pode contribuir no âmbito esportivo. “A avaliação clínica dos atletas é importante para exclusão de condições que podem se agravar durante a prática esportiva e gerar riscos. Ainda, os testes permitem conhecer o atleta e identificar situações passíveis de correção para aprimorar o rendimento esportivo”.
O Esporte Clube Juventude enaltece a parceria com a Universidade de Caxias do Sul e com o Instituto de Medicina do Esporte (IME) do Centro Clínico da UCS e ressalta que esta união será de extrema valia para o desenvolvimento da performance dos atletas das categorias de base do Verdão.