Juventude Futsal vence e recoloca Caxias do Sul na Série Ouro
GeralA noite foi histórica para o esporte caxiense. O Juventude Futsal venceu a ATF na prorrogação e está garantido na Série Ouro em 2016. Nos próximos dois finais de semana, o Verdão ainda disputará o título da Série Prata. Após oito anos, a cidade de Ca
A noite foi histórica para o esporte caxiense. O Juventude Futsal venceu a ATF na prorrogação e está garantido na Série Ouro em 2016. Nos próximos dois finais de semana, o Verdão ainda disputará o título da Série Prata. Após oito anos, a cidade de Caxias do Sul volta a ter um representante na elite do futsal gaúcho. Uma conquista merecida e um feito relevante diante de um ginásio Enxutão lotado, pintado de verde e branco e com espetáculo da Papada.
O jogo
Após vencer o jogo de ida em Tapejara, bastava ao Juventude um empate. Mesmo assim, o Verdão entrou em quadra concentrado e buscando a todo instante a vitória. Com Mauro Caxias fora do banco, Moroni Lima foi quem comandou o Verdão.
Desde o início pressionando e criando chances de gol, o Juventude viu a ATF abrir o placar. Aos 6, Chupin aproveitou uma bola rebatida e abriu o placar. 0 x 1. Dois minutos depois, o Juventude chegou ao empate com Matheus Saccon, mostrando que o Verdão não se abalou com o gol sofrido. 1 x 1.
A virada viria ainda na primeira etapa. Faltando cinco minutos para o fim, Becker recebeu lançamento, matou no peito e foi insistente. Finalizou duas vezes para, na terceira tentativa, marcar. 2 x 1.
Na saída do intervalo, uma discussão culminou com a expulsão de dois jogadores, um de cada lado. No início do segundo tempo, a ATF teve mais um jogador expulso, após falta forte em cima de Saccon. Todo o clima de decisão deixou o jogo acirrado, e o jogo ganhou emoção. Com a ATF utilizando goleiro-linha, Saccon roubou uma bola na intermediária e marcou por cobertura. 3 x 1.
Mas a ATF também mostrou ser uma equipe de qualidade. No minuto seguinte ao gol do Juventude, o time de Tapejara marcou duas vezes, com Matheus e Fosca, empatando a partida. 3 x 3. Faltando dois minutos para o fim, André marcou o quarto gol e mandou o jogo para a prorrogação.
Empurrado pela torcida Jaconera, que compareceu em peso, o Juventude voltou à quadra determinado a garantir o acesso. Por ter melhor campanha nas fases anteriores, a ATF jogava por um empate no tempo extra, mas o Verdão não demorou para abrir o placar. Becker cobrou escanteio rasteiro, a bola bateu na defesa adversária e entrou por entre as pernas do goleiro. 1 x 0.
Mais uma vez recorrendo ao goleiro-linha, a ATF viu Bruninho roubar uma bola no meio-campo e marcar o segundo para o Juventude. 2 x 0. Na segunda etapa, Ângelo descontou, mas em cobrança de tiro livre, Saccon fez 3 x 1, colocando números finais ao jogo e garantindo a vitória do Juventude, o acesso à Série Ouro e a vaga na final da Série Prata. A disputa será com o Sobradinho, que também garantiu o acesso.
O resultado deixou a torcida eufórica. A Papada aguardou os últimos segundos de jogo para vibrar com a vaga na elite do futsal gaúcho. Festa nas arquibancadas e na quadra, com jogadores e comissão técnica emocionados com a conquista. Caxias do Sul, que já abrigou equipes históricas de futsal, que brilharam e garantiram títulos, está vendo o Juventude trazer de volta, aos poucos, esta realidade.
O Esporte Clube Juventude parabeniza toda a equipe de trabalho do Juventude Futsal e deseja sorte na final da Série Prata.