Juventude inicia preparação para o Campeonato Valmir Louruz
GeralO Juventude já iniciou a preparação para a disputa da Copa FGF, tradicional competição realizada no segundo semestre no Rio Grande do Sul. Neste ano, o torneio terá início em 02 de agosto e ganha sabor especial, já que levará o nome de Valmir Louruz,
O Juventude já iniciou a preparação para a disputa da Copa FGF, tradicional competição realizada no segundo semestre no Rio Grande do Sul. Neste ano, o torneio terá início em 02 de agosto e ganha sabor especial, já que levará o nome de Valmir Louruz, grande nome marcado na história do clube alviverde.
Assim como nos anos anteriores, o elenco Sub-20, com o acréscimo três jogadores do grupo profissional, representará o Juventude na competição. O comando será de Tiago Nunes, que na temporada passada levou a equipe ao título do torneio.
Nesta edição, o Campeonato Valmir Louruz será dividido em três grupos, regionalizados. O Juventude está no Grupo Metropolitano, ao lado de Grêmio, Novo Hamburgo, Cruzeiro e Brasil de Farroupilha. A estreia será no dia 02 de agosto, contra o Brasil de Farroupilha, nas Castanheiras. O regulamento prevê confrontos de todos contra todos, em turno e returno na primeira fase. Classificam-se os quatro primeiros da chave para as semifinais, em jogos de ida e volta.
Além do Campeonato Valmir Louruz, o Juventude disputará, simultaneamente, a Copa Luis Fernando Costa. Esta competição será realizada em fases eliminatórias, com jogos de ida e volta, em regulamento semelhante ao da Copa do Brasil. Na estreia, o Verdão encara o Internacional, dia 05 de agosto, em Caxias do Sul. A volta será dia 12, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. O campeão desta competição garantirá vaga na Copa do Brasil 2016.
Os campeões dos grupos Metropolitano, Norte e Sul, mais o campeão da Copa Luis Fernando Costa disputarão o título da Super Copa Gaúcha. Em 2014, o Juventude foi campeão do Grupo Serrano, renomeado na edição deste ano. Para tentar repetir o feito, o departamento de futebol garantirá aos jovens a chance de mostrar o já conhecido potencial das Categorias de Base do clube. “Mais uma vez, apostamos na continuidade do trabalho realizado pelos jogadores e pela comissão técnica. Assim, oportunizamos aos jovens atletas boas experiências competitivas, algo que traz para cada um deles uma boa bagagem para a sequência da carreira. Tudo isso faz com que, quando ascenderem ao elenco profissional, as dificuldades estejam minimizadas”, destaca o gerente de futebol do Juventude, Atilio Zugno.
Para o técnico Tiago Nunes, esses torneios representam um desafio importante na carreira dos atletas. “Esperamos um nível técnico elevado, principalmente porque enfrentaremos equipes com jogadores experientes, maduros e que em sua grande maioria disputam a Série A do Gauchão. Queremos dar continuidade a um trabalho que começou há cerca de um ano e meio, oportunizando aos atletas a experiência de uma competição de nível profissional, com o foco sempre voltado para a formação destes jogadores”. Além do título na temporada passada, Tiago Nunes também comandou a equipe no vice-campeonato no Gauchão Sub-20 desta temporada. Junto com ele estarão novamente o auxiliar Lucas Zanella, o preparador físico Gian de Oliveira e o treinador de goleiros Douglas Dutra.
O Juventude realizará seus jogos na competição no estádio Alfredo Jaconi, caso não haja conflito com jogos da Série C. O torcedor está convidado a, mais uma vez, acompanhar e incentivar o trabalho comprometido do grupo selecionado para a disputa do Campeonato Valmir Louruz e da Copa Luis Fernando Costa.