Juventude: oficialmente, um clube formador

Geral

Aos poucos o Juventude vai recuperando o seu status dentro do cenário nacional. Se a Série D não condiz com a realidade que o clube apresenta em termos de estrutura, tradição e força da torcida, outros fatores acabam por justificar a força e a grande


Juventude: oficialmente, um clube formador


Aos poucos o Juventude vai recuperando o seu status dentro do cenário nacional. Se a Série D não condiz com a realidade que o clube apresenta em termos de estrutura, tradição e força da torcida, outros fatores acabam por justificar a força e a grandeza que o clube tem no futebol brasileiro.

A entidade máxima do futebol no país, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) certificou o Juventude como “Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta”, categoria “A”, título entregue para apenas outros dez clubes no Brasil até agora. O Juventude, como décimo primeiro, recebe com orgulho imensurável este mérito, que está baseado na Lei nº 9.615/98, com redação dada pela Lei nº 12.395/11.

De acordo com o ofício enviado, “A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL, para as finalidades do § 3º do artigo 29 da Lei nº 9.615/98, alterada pela Lei nº 12.395/11, CERTIFICA, para todos os efeitos jurídicos-desportivos, que a entidade de prática desportiva ESPORTE CLUBE JUVENTUDE é reconhecida como Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta, categoria “A”, em virtude de ter comprovado o preenchimento cumulativo de todos os requisitos previstos nos incisos I e II do §2º do art. 29 da Lei nº 9.615/98, com lastro na verificação, comprovação e parecer conclusivo da Federação Gaúcha de Futebol, entidade regional de administração do desporto com competência para atuação no Estado do Rio Grande do Sul, cabendo-lhe controlar e fiscalizar o cumprimento das exigências e requisitos contidos nos incisos I e II do §2º do artigo 29 da Lei nº 9.615/98, com redação dada pela Lei nº 12.395/11, conforme Parecer anexo. Este CERTIFICADO é válido pelo prazo de 02 (dois anos) podendo ser revogado em caso de comprovado descumprimento da exigência ou da perda de requisito legal pela entidade desportista certificada. Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2013. José Maria Marin, Presidente.”

Esta garantia dá ao Juventude uma série de benefícios jurídicos em relação ao contrato dos jovens jogadores. Esta certificação vai, portanto, muito além de uma mera formalidade que atesta a qualidade que o Juventude apresenta na formação de base. Uma das grandes vantagens a partir de agora, é que o clube pode garantir o vínculo documental com um atleta antes mesmo dos 16 anos, idade que sinaliza a possibilidade da assinatura do primeiro contrato. Com o certificado, também está garantido ao Clube Formador a prioridade dos direitos de um jogador criado na própria base, mesmo que algum outro clube tente a contratação do atleta.

Esta certificação, entregue apenas aos clubes que comprovadamente são especialistas em formação de jogadores e que foi enviada oficialmente pela CBF, é fruto de um trabalho árduo, realizado nos bastidores, pelo presidente Raimundo Demore e sua equipe de trabalho. Durante meses, foram recolhidos documentos e comprovações de que o Juventude preenche todos os requisitos para a conquista deste certificado.

De acordo com o presidente Demore, este é um momento histórico, que vem ao encontro de um ano marcante na vida do Juventude: “receber este Certificado de Formador de Atletas categoria ‘A’ é o presente que o nosso Clube ganha no que completa seu primeiro século de existência”, ressalta o presidente. Mais do que isso, ele destaca o trabalho realizado nos bastidores do Alfredo Jaconi. “Precisamos, neste momento, valorizar o trabalho que é desenvolvido por todos os profissionais das categorias de base. Buscamos todos os dias a excelência na formação de atletas e cidadãos. E o desafio agora é manter o Juventude atualizado, pensando sempre em evoluir. Esse princípio norteia o nosso trabalho”, complementa.

Uma prova de que o Juventude é merecedor desta restrita certificação é o poder de captação, criação, desenvolvimento e profissionalização de atletas. Tudo começa antes dos dez anos de idade, ainda nas escolinhas. Do sub-10, o atleta percorre um percurso gradual até o sub-20, última categoria de base e passo derradeiro antes do time principal. Tal evolução, que ocorre enquanto o jogador passa por todas as etapas dentro do clube, só tem como finalidade a formação de jogadores prontos, ou para jogar, ou para o mercado.

Hoje, o clube conta com mais de 600 crianças e adolescentes que são moldados periodicamente como jogadores e como cidadãos. O Juventude oferece condições apropriadas de trabalho, moradia, alimentação, transporte, atendimento médico e psicológico, estudo e lazer. Um trabalho completo, que só pode resultar na formação ideal de jogadores profissionais de futebol. E o mais importante é que, desde criança, o atleta já é submetido ao espírito de competição, tornando cada futuro jogador pronto para os desafios da carreira.

Tamanha é a preocupação do Juventude com a formação ideal de atletas, que os resultados apareceram em número elevado na temporada de 2012. Nada menos que 23 jogadores foram negociados com outros clubes. Num primeiro momento, Lucas Marques, Alan Bald, Douglas Tomasi, Gustavo Furtado e Leonardo foram negociados. Um segundo grupo de nove jogadores também rendeu ao clube novas cifras: João Klauss, Maurício Ribeiro, Alan Vencato, Léo Galópolis, Jhon, Jackes, Kaio, Kayke e Yann. Este último permanece no Juventude, e faz parte do grupo profissional. Outros três jogadores foram negociados separadamente: Danrlei, Baiano e Cassiano. Todos esses, abaixo dos 18 anos, integrantes das categorias de base do clube. Por último, o Juventude assinou a venda de Alex Telles, Ramiro, Follman, Bressan, Paulinho e Fabrício (que segue no clube). Todos, deste último grupo, faziam parte do elenco profissional, mas foram formados desde as escolinhas do Esporte Clube Juventude.

Estes são apenas alguns exemplos já que, nos últimos anos, o trabalho desenvolvido nas categorias de base tem despertado a atenção e recebido elogios da mídia não só de Caxias do Sul e do Rio Grande do Sul, mas de outras regiões do Brasil. O desempenho destacado em competições tradicionais como EFIPAN, Taça BH, Copa São Paulo, entre outras, também gera esta notoriedade. Isso sem contar as competições internacionais disputadas nas últimas duas temporadas, como o torneio de Cotif em Barcelona-ESP, disputado pelos juniores do Juventude, que ficaram em segundo lugar, eliminando o Barcelona e perdendo apenas para o Valência, na final. Houve também a disputa da Ciociaria Cup, sub-17, disputada na região de Roma, na Itália. Também na Itália, os juniores do Juventude disputaram a Viareggio Cup, um dos maiores torneios sub-20 de clubes do mundo.

De fato, o Juventude tem atingido o seu objetivo de formar atletas profissionais de futebol, e a qualidade deste trabalho agora está atestada pela CBF. E o mais importante é que além da experiência técnica, tática e psicológica que o jovem adquire durante a trajetória no Juventude, também há o aprendizado que o torna um cidadão responsável e de bem. O futebol transforma vidas. O Juventude, com muito orgulho, proporciona esta mudança.

Últimas notícias

Com permanência garantida na Série A, Juventude se despede da temporada
Futebol Com permanência garantida na Série A, Juventude se despede da temporada
Leia mais
Serviço de Jogo - Semifinais da Liga Serrana
Categorias de Base Serviço de Jogo - Semifinais da Liga Serrana
Leia mais
Conselho Jovem do Juventude promove o tradicional Natal Jaconero
Marketing Conselho Jovem do Juventude promove o tradicional Natal Jaconero
Leia mais
Federação Gaúcha de Futebol divulga tabela básica da primeira fase do Gauchão 2025
Futebol Federação Gaúcha de Futebol divulga tabela básica da primeira fase do Gauchão 2025
Leia mais
Juventude divulga lista de atletas inscritos para a Copa São Paulo 2025
Categorias de Base Juventude divulga lista de atletas inscritos para a Copa São Paulo 2025
Leia mais
Comunicado: SAT entrará em recesso a partir do dia 18 de dezembro
SAT Comunicado: SAT entrará em recesso a partir do dia 18 de dezembro
Leia mais
Contrato Renovado! Jadson acerta permanência no Juventude por mais duas temporadas
Futebol Contrato Renovado! Jadson acerta permanência no Juventude por mais duas temporadas
Leia mais
Juventude formaliza parceria com a UCS para utilização do Instituto de Medicina do Esporte (IME)
Marketing Juventude formaliza parceria com a UCS para utilização do Instituto de Medicina do Esporte (IME)
Leia mais
Juventude oficializa parceria com a Brave Cllub
Categorias de Base Juventude oficializa parceria com a Brave Cllub
Leia mais
SERVIÇO DE JOGO - FINAIS DA LIGA SERRANA
Serviço de Jogo SERVIÇO DE JOGO - FINAIS DA LIGA SERRANA
Leia mais
Juventude conquista a Liga Serrana Sub-15
Categorias de Base Juventude conquista a Liga Serrana Sub-15
Leia mais
Lateral direito Reginaldo é o primeiro reforço do Juventude para 2025
Futebol Lateral direito Reginaldo é o primeiro reforço do Juventude para 2025
Leia mais