Juventude participa do lançamento do projeto Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo, da FGF
GeralFoto: Vinicio Martins / Meiuca A Federação Gaúcha de Futebol lançou, nesta terça-feira (02), o projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo. O evento de lançamento, que ocorreu na sede da
Foto: Vinicio Martins / Meiuca
A Federação Gaúcha de Futebol lançou, nesta terça-feira (02), o projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo. O evento de lançamento, que ocorreu na sede da Federação, em Porto Alegre, contou com a presença da zagueira Beta, que é, também, embaixadora da campanha e do vice-presidente do Verdão, Paulo Stumpf.
A iniciativa, liderada pela FGF, representa um passo significativo na luta contra a discriminação racial nos campos de futebol. Com o compromisso de promover um ambiente inclusivo e respeitoso para todos, o Projeto Protocolo Zero estabelece diretrizes rigorosas para identificar, relatar e punir casos de racismo durante as partidas e nos estádios.
O Esporte Clube Juventude, como Clube da Serra Gaúcha, tem promovido debates sobre questões raciais envolvendo jogadores, torcedores e membros da comunidade local. No último mês, durante a Primavera dos Museus, o clube realizou a mesa redonda “Ninha, Camanga, Julião e Caneco: o negro e o futebol em Caxias do Sul”, onde foram discutidas as entrelinhas raciais e sociais da construção da cidade e do esporte. Essas ações contínuas demonstram o compromisso contundente do Juventude em erradicar o racismo e criar um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados, dentro e fora dos campos de futebol.
Capitã da equipe feminina do Juventude e embaixadora da campanha, a zagueira Beta destacou o projeto. “Me sinto honrada por ser nomeada embaixadora de uma causa tão grande. O projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo, vem para mudar a estrutura racial ainda impregnada na nossa sociedade. É necessário conscientizar, educar e punir de forma severa quem ainda pratica esse crime”.
Paulo Stumpf, vice-presidente do Juventude, também reforçou o compromisso do clube com a campanha. "No Juventude, acreditamos no poder do esporte para unir as pessoas. Estamos comprometidos em eliminar o racismo do nosso esporte e criar um ambiente acolhedor para todos os jogadores e torcedores".
Protocolo Zero
A Federação Gaúcha de Futebol, com o apoio da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, lançou o projeto “Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”.
O racismo individual, institucional e estrutural são problemas persistentes em nossa sociedade. Reconhecendo a importância de enfrentar essa realidade, o projeto Protocolo Zero se propõe a abordar essas questões de maneira abrangente, visando combater todas as formas de racismo no futebol gaúcho e promover uma mudança cultural duradoura.
Ações do Projeto
Na noite de lançamento, foram apresentadas as ações que farão parte do projeto, como a criação de uma comissão multidisciplinar; o curso de letramento racial para arbitragem, TJD e clubes; a formação de agentes regionais - delegados de partidas como multiplicadores; e a divulgação de cartilha para as categorias de base.
Para saber mais sobre o Projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo, acesse o site oficial da Federação Gaúcha de Futebol.