Picoli completa um ano de Juventude
GeralO Esporte Clube Juventude e o técnico Picoli estão dando uma bela amostra da importância da continuidade no futebol. Neste 31 de julho, o treinador completa um ano frente ao time alviverde. Criado nas Categorias de Base do estádio Alfredo Jaconi e
O Esporte Clube Juventude e o técnico Picoli estão dando uma bela amostra da importância da continuidade no futebol. Neste 31 de julho, o treinador completa um ano frente ao time alviverde.
Criado nas Categorias de Base do estádio Alfredo Jaconi e campeão da Copa do Brasil como jogador, Picoli também iniciou no Juventude a carreira de treinador. Com toda essa trajetória, ganhou o respeito da torcida e escreveu seu nome ao lado dos grandes ícones que vestiram verde e branco.
Desde o seu retorno ao Juventude, quando assumiu a equipe na metade da primeira fase da Série C 2014, Picoli comandou o Verdão em 37 jogos. No Gauchão deste ano, levou o time às semifinais da competição e, na Série C, mantém o time invicto e na liderança do Grupo B após nove jogos.
Mas mais do que comandar a equipe dentro de campo, Picoli se destaca por outros importantes fatores, que são fundamentais para o treinador moderno. Estudioso dos mais diversos detalhes que envolvem o esporte, o Xerife, como é conhecido, apresenta uma gama de conhecimento que vai muito além do trivial. Cidadão de fino trato, é querido por todos no Jaconi, pela educação e cordialidade com que trata os profissionais a sua volta.
Ao lado de Fernando Rech e Rodrigo Squinalli, que também estão completando um ano de trabalho desde que integraram a comissão técnica, Picoli tem se destacado, também, por lançar os jovens atletas oriundos da base ao time titular. Em alguns jogos ao longo do Gauchão e da Série C, a equipe chegou a contar com mais da metade de seus titulares formados no Alfredo Jaconi.
“Confiamos muito no nosso comandante. Ele é identificado com o clube, conhece a competição e pode guiar este grupo ao nosso objetivo”, destaca o presidente Raimundo Demore.
Para marcar a data, o técnico Picoli relembrou alguns momentos importantes deste período de um ano comandando o time alviverde.
Site do Esporte Clube Juventude: Picoli, como que você pode avaliar este período de um ano como treinador, desde o teu retorno ao clube?
Técnico Picoli: Foi um ano muito intenso, de muito trabalho, onde tivemos algumas dificuldades no começo que me preocuparam. Depois, conseguimos encontrar o caminho, conhecendo a realidade do clube e, aos poucos, fomos conquistando objetivos, sempre de uma forma equilibrada. Hoje, estamos numa condição boa na Série C e vamos seguir trabalhando muito, mantendo o foco naquilo que pretendemos.
Site: Que objetivos estão traçados daqui para frente?
Picoli: Tudo que estamos fazendo é voltado para que consigamos o acesso, passando antes pela classificação para a segunda fase. Eu, como profissional hoje, não penso em mais nada, ou em nenhum outro objetivo, que não seja em cima desta situação. Nem consigo imaginar o que possa vir depois. Nisso sou muito direto e muito objetivo: foco total voltado pro acesso.
Site: Você é um nome que está marcado na história do clube, pelo que conquistou e pela forma que sempre defendeu o clube. Como você enxerga, hoje, sua ligação com o Juventude?
Picoli: Tem uma palavra que resume bem o que sinto pelo Juventude: gratidão. O Juventude me oportunizou “ter um nome” dentro do futebol. O Juventude sempre fez muito por mim e eu sempre me dediquei ao máximo sempre que estive aqui dentro, então esta troca é recíproca. Mas se eu pudesse escolher apenas um sentimento, seria o de gratidão.
Site: Qual foi o melhor momento até agora, neste ano que se passou desde o teu retorno?
Picoli: Sem dúvida nenhuma, é o momento que estamos vivendo agora. É o momento. Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou a ser planejado lá no final de outubro do ano passado. Eu não tenho dúvidas de que este momento nos faz olhar para frente, imaginando a possibilidade de nos classificarmos.
Site: Que mensagem você deixa para o torcedor do Juventude, que tem apoiado muito o time dentro de campo?
Picoli: Nós vamos ter um segundo turno muito difícil e equilibrado como foi o primeiro. Justamente por isso, vamos precisar muito desta parceria. Não tenho dúvidas de que o Jaconi faz a diferença e de que vai ter força total daqui pra frente. Estamos trabalhando muito e não tenho dúvidas de que, junto com o nosso torcedor, iremos colher grandes frutos ali na frente. Algo que me empolga muito é ver o Jaconi com grande público, gritando "Vamo Jaconero", música que com certeza motiva muito quem está em campo.