Primavera dos Museus: terceira noite traz questões sobre a diversidade de gênero e orientação sexual no esporte
GeralFoto: E.C.Juventude/divulgação Dando sequência à programação da Primavera dos Museus, nesta quarta-feira (13), a mesa intitulada “Verde e Branco e Outras Cores: LGBTQIA+ e o Futebol que Que
Foto: E.C.Juventude/divulgação
Dando sequência à programação da Primavera dos Museus, nesta quarta-feira (13), a mesa intitulada “Verde e Branco e Outras Cores: LGBTQIA+ e o Futebol que Queremos” levantou questões sobre a relação entre a diversidade de gênero e orientação sexual e o mundo do futebol. O assunto foi conduzido pelo campeão da Copa do Brasil pelo Ju e ativista LGBTQIA+ Emerson Ferretti, pelo psicólogo Filippo Pezzini e pelo historiador Fabrício Romani e mediado pela repórter da TVPapo Maria Eduarda Pazzini.
A noite teve como objetivo promover um diálogo aberto sobre como o futebol, um dos esportes mais populares do mundo, pode se tornar mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Os palestrantes presentes compartilharam experiências pessoais e profissionais, proporcionando uma visão abrangente sobre o assunto e sobre como tornar esse ambiente mais inclusivo e representativo.
A conversa abordou ainda sobre a violência contra a mulher. O termo “violência contra a mulher” resume diversos tipos de violência que acontecem sistematicamente no Brasil e no mundo por questões de gênero. Ou seja, mulheres agredidas porque são mulheres. Essas agressões não se limitam apenas ao ato físico, mas a atos lesivos que resultem em danos psicológicos, emocionais, patrimoniais, financeiros, entre outros.
Para encerrar a programação do Juventude na Primavera dos Museus, nesta quinta-feira (15), a mesa “Mulheres do futebol: práticas e desafios além das quatro linhas” traz o protagonismo das mulheres atuantes nos diversos espaços do futebol e discute os desafios diários na consolidação de seus espaços. A conversa será conduzida por Renata Armiliato, Gabriela Luizelli, Carla Larini e Juliana Rampon.
A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis em www.sympla.com.br/ecjuventude.