Quinta Sinfônica homenageia o Juventude
GeralEstá marcada para a próxima quinta-feira (13) a 4ª edição do programa QUINTA SINFÔNICA com a Orquestra Sinfônica da UCS. O concerto tem a regência do Maestro Manfredo Schmiedt e traz como solista Rose Carvalho – mezzo-soprano. O espetáculo tem início
Está marcada para a próxima quinta-feira (13) a 4ª edição do programa QUINTA SINFÔNICA com a Orquestra Sinfônica da UCS. O concerto tem a regência do Maestro Manfredo Schmiedt e traz como solista Rose Carvalho – mezzo-soprano. O espetáculo tem início às 20h30min, no UCS Teatro, bloco M da Cidade Universitária. A entrada é franca com sugestão para doação de alimentos não perecíveis. Os ingressos podem ser retirados a partir do dia 10, nas Livrarias do Maneco, Centro e Cidade Universitária e no dia 13 na bilheteria do UCS Teatro, a partir das 18 horas.
Em seus doze anos de atividades, a Osucs tem realizado edições comemorativas aos diversos segmentos da comunidade. Neste mês a edição é comemorativa aos 100 anos do Esporte Clube Juventude.
O repertório escolhido para esse Quinta Sinfônica traz obras de dois compositores franceses, Georges Bizet e Emmanuel Chabrier e uma obra do compositor espanhol Manuel de Falla. Este último apresenta a suite “El Amor Brujo” fazendo uma menção aos namorados, já que esta peça retrata uma luta pelo amor, entre a cigana Candela e o jovem Carmelo, personagens da obra.
Sobre a solista:
Rose Carvalho, mezzo-soprano
Natural de Porto Alegre, a mezzo-soprano Rose Carvalho iniciou seus estudos no canto lírico sob a orientação da professora Gisa Volkmann. Participou de cursos e masterclasses ministrados por profissionais como: Carlo Colombara (Itália), Ana María González (Espanha), Laura de Souza (RS), Claudio Ribeiro (RS), entre outros. Tem se destacado como solista em concertos na capital e interior do estado do Rio Grande do Sul com as orquestras Fundação Cultural de Feliz, SESI/FUNDARTE e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Em 2012 fez parte do elenco da ópera "Dido e Enéias", de Henry Purcell, interpretando o papel da Feiticeira na montagem que marcou o início do projeto chamado “Ópera na UFRGS”, sob a regência do maestro Diego Schuck Biasibetti. No mesmo ano interpretou a Lola da Ópera “Cavalleria Rusticana” de Pietro Mascagni, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, sob a regência do maestro Enrique Ricci.
Em 2013 interpretou a Maddalena da ópera “Rigoletto” de Giuseppe Verdi, no projeto “O resumo da ópera – Terças Líricas do Palácio da Justiça de Porto Alegre”.
Atualmente, estuda canto lírico com o barítono Carlos Rodriguez, com enfoque na técnica e interpetação do repertório operístico.
O programa Quinta Sinfônica é uma promoção da Universidade de Caxias do Sul e LionsEduC, conta com o patrocínio da Unimed Nordeste – RS, e apoio do Personal Royal Hotel e SIMECS.
*Release enviado pelo departamento de comunicação - Orquestra Sinfônica da UCS - Osucs