27/06/2022

Adailton promove palestra para as categorias de base do Juventude

Adailton promove palestra para as categorias de base do Juventude

Nathan Bizotto/ECJuventude


Nesta segunda-feira (27), Adailton Martins Bolzan, auxiliar técnico das categorias de base do Juventude e ex-jogador de futebol, promulgou uma palestra para os jogadores do Verdão, no Salão Nobre Walter Dal Zotto, no Estádio Alfredo Jaconi. As equipes sub-14, 15, 17, 20 e feminino estiveram presentes no diálogo. Rafael Ribeiro, Gerente Executivo da Base do Clube, também participou da conversa com os jovens atletas.


Adailton, que foi formado nas categorias de base do Juventude, trabalha diariamente com a base do Clube. Na tarde de hoje, o ex-jogador ressaltou a importância do trabalho dentro e fora de campo para os atletas. Além do Ju, como jogador, teve passagens de destaque por diversos lugares da Europa, como Paris Saint Germain, Genoa e Hellas Verona.


Fora das quatro linhas, Adailton também detém um currículo de peso. O profissional possui os cursos A e B da UEFA, além de estágios com Carlo Ancelotti, no Napoli, e Gian Gasperini, na Atalanta (ITA). Em 2017 e 2018, pelo Virtus Verona (ITA), teve a primeira experiência como auxiliar-técnico. Na palestra, ele ressaltou a importância do treino para os atletas e destacou a função do eixo mental para a carreira dos jogadores.


“No futebol, o trabalho é feito dentro e fora de campo. Aqui, no Juventude, fizemos profissionais. A única forma de evoluir no futebol é com muito treino, mas não só no dia a dia e no campo, a evolução vem com o preparo, descanso e alimentação saudável. Quando eu cheguei ao Parma, o Ancelotti me perguntou se eu olhava ou assistia o jogo. O profissional do futebol precisa olhar o jogo, entender as funções. A parte mental está implicada na evolução. Competimos o dia inteiro, seja com o companheiro, adversário e, principalmente, com nós mesmos”.


Adaílton reiterou que a capacidade de alcance de cada atleta passa pela mentalidade individual dele. “O limite é feito por vocês mesmo. Com o trabalho, vocês podem chegar ainda mais longe. Não podemos impor limites. Não paramos de evoluir e aprender, a pessoa que acha que sabe tudo, não alcança o final do processo. É necessário confiança, mentalidade e esforço. Não podemos achar desculpa para não chegar ao limite, sempre dá para melhorar”, comentou o auxiliar técnico.


O Juventude vive um momento extremamente positivo nas categorias de base. A sub-20 está classificada para as quartas de final do Campeonato Gaúcho, enquanto a sub-17 lidera sua chave no estadual e no Sul-brasileiro BG Prime. Além disso, a sub-15 e a sub-14 acumulam uma série invicta de vitórias. O Esporte Clube Juventude segue priorizando suas joias e propiciando total suporte ao grupo de novos jogadores.