05/04/2021

Base: Verdão renova Certificado de Clube Formador

Base: Verdão renova Certificado de Clube Formador


A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, na última quinta-feira (01/04), a lista atualizada dos clubes detentores do Certificado de Clube Formador (CCF). Após cumprir com uma série de exigências da CBF, o Juventude segue sendo reconhecido como “Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta”. O documento reafirmado pela CBF atesta, mais uma vez, a excelente infraestrutura do futebol de base Alviverde. O CCF é válido por mais um ano.


O Certificado é uma ferramenta da CBF baseada na Lei Pelé, que tem como objetivo garantir os direitos trabalhistas dos atletas de base e qualificar o processo de formação e desenvolvimento dos jovens. Para o clube, o certificado garante que atletas entre 14 e 21 anos anos só possam sair perante indenização, além disso, o documento assegura indenização em futuras transferências por training compensation.


Para garantir o CCF, o Verdão precisou cumprir uma série de exigências, como por exemplo: apresentar laudos emitidos pelo corpo de bombeiros, vigilância sanitária e prefeitura que regularizam as dependências do CT e do estádio, incluindo alojamentos; apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos de cada categoria; comprovar a participação em competições oficiais; apresentar o programa de treinamento, os objetivos e metodologias de cada categoria, além das atividades escolares e comprovar assistência educacional e médica (psicológica, médica e odontológica).


Ao todo, 26 clubes receberam o certificado, sendo 15 da Série A. No Rio Grande do Sul, além do Juventude, apenas Grêmio e Inter foram reconhecidos como clubes formadores. Para a elaboração do manual, que apresenta a estrutura do clube à CBF, o Departamento de Base contou com a ajuda do setor jurídico e de marketing do Verdão.


A renovação do CCF é fruto de um árduo trabalho realizado nas Categorias de Base do Juventude, que mesmo durante a pandemia, buscou proporcionar as melhores condições a atletas e profissionais. A base Alviverde sempre esteve presente nos momentos mais importantes da história do clube e é com esse DNA formador, que o Verdão espera seguir se destacando no cenário nacional.