28/10/2022

Celso Roth assume comando técnico do Juventude

Celso Roth assume comando técnico do Juventude

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude


Confira a entrevista exclusiva do treinador para a TVPapo.


Já pensando na próxima temporada, o Departamento de Futebol do Juventude confirmou, na tarde desta sexta-feira (28), a contratação do técnico Celso Roth, 64 anos. Profissional identificado com o Verdão e com um extenso currículo no futebol brasileiro, Roth retorna ao Jaconi, onde iniciou sua trajetória no esporte. Juntamente com o treinador, chega ao clube o auxiliar-técnico Beto Ferreira. A coletiva de apresentação ocorrerá neste sábado (29) e após, às 10h30, Celso Roth comandará o primeiro treino no Jaconi, que será aberto ao torcedor.

 

Natural de Caxias do Sul, foi no Juventude que Celso Roth deu início em sua grandiosa história no futebol. Como atleta, Roth chegou ao Verdão em 1975, onde permaneceu por quatro temporadas. Após a morte do pai, no entanto, o profissional largou o futebol para cuidar da família e a partir daí, passou a dedicar-se aos estudos. Em 1983, retornou ao Jaconi, desta vez como preparador físico. Permaneceu no clube até 1986, antes de transferir-se para o Grêmio.

 

Em entrevista exclusiva à TVPapo, Celso Roth falou sobre a emoção de retornar ao lugar onde iniciou sua jornada. “Esse clube faz parte da minha história, pessoal e profissional. Então eu devo muito ao Juventude. Passei aqui praticamente dez anos da minha vida. Essa cidade e esse clube são marcos na minha história. Então estou aqui, emocionado. Quantas coisas o Juventude me oportunizou, realmente é uma satisfação, uma emoção estar aqui, rever este estádio. Eu devo ter uns dois mil km de rodagem nesse local. Ainda sou do tempo que tinha uma casa de concentração na ferradura norte”.

 

Em um momento de retomada da carreira, o treinador destacou o momento do clube. “Estou aqui para tentar ajudar a direção do Juventude. É um momento difícil, de mudança de série. Por esse patrimônio que estou vendo aqui é uma pena o Juventude estar nessa situação. Vamos enfrentar essa realidade. Chegamos em um ponto comum, tanto a direção do Juventude, como eu quanto profissional, de retomar um caminho e fazer o melhor possível para que o Juventude retome seu lugar que é de direito”.

 

Celso ainda comentou sobre a importância das categorias de base. “O Juventude é um time grande, mas ainda está nesse processo de transição. Por isso aqui é muito melhor de se fazer um trabalho. Todas as pessoas estão com uma conscientização, ainda mais nesse momento, de retomada de força. De colocar uma categoria de base em ação, que é um dos objetivos, se não o principal. Aliás, as categorias de base são o coração de qualquer clube no mundo. Então vamos fazer com que os jovens participem mais, não só do grupo, mas efetivamente no campo”. 

 

Por fim, o novo comandante Jaconero falou sobre a motivação de chegar ao Ju. “Eu estou muito feliz sim com essa oportunidade que a direção está me dando. Uma oportunidade construída através das relações que a gente tem na cidade, que agora se concretizou. Vamos fazer juntos o melhor possível para o Juventude. O Presidente está cheio de vontade e a gente também. Mesmo que tenhamos tido experiências no mundo todo, é sempre bom voltar e eu tenho expectativa de fazer o melhor possível. Vamos trabalhar”.

 

Como treinador, Celso Roth teve passagens pelo Kuwait e pelas seleções de base da Indonésia e do Catar. De volta ao Brasil, o profissional assumiu a categoria sub-20 do Internacional. Em 1996, Celso Roth chegou ao Caxias e conquistou a Copa Daltro Menezes.

 

Após se destacar pelo clube de Caxias do Sul, Celso Roth retornou ao Internacional, desta vez, para assumir a equipe principal. Na primeira temporada, conquistou o Gauchão. No Brasileirão também realizou grande campanha, levando a equipe até as semifinais. Após rápida passagem pelo Vitória, Roth retornou ao Rio Grande do Sul, em 1998, para comandar o Grêmio. No Campeonato Brasileiro, em uma campanha de recuperação, tirou a equipe Gaúcha das últimas posições.

 

No ano seguinte, o treinador abriu a temporada com chave de ouro, conquistando o Campeonato Gaúcho com o Tricolor. Em 1999, chegou ao Sport, onde foi campeão da Copa do Nordeste. Com um currículo de respeito, o treinador acumula passagens ainda por Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, Vasco e Cruzeiro.

 

Em 2010, de volta ao Internacional, Celso Roth emplacou uma sequência importante de vitórias no Brasileirão, mas o maior triunfo viria na sequência. Após eliminar São Paulo na semifinal e vencer o Chivas Guadalajara na final, o treinador sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América. 

 

O Esporte Clube Juventude deseja sorte e sucesso ao treinador neste retorno ao Jaconi.


Ficha técnica: 


Nome: Celso Juarez Roth

Data de nascimento: 30/11/1957

Naturalidade: Caxias do Sul (RS)

Carreira: 1988 a 1990 – Qadsia (KUW); 1992 e 1993 – Al-Gharafa (QAT); 1994 – Al Ahli (EAU); 1995 – Brasil (RS); 1996 – Caxias (RS); 1996 – Esportivo (RS); 1997 e 1998 – Internacional (RS); 1998 – Vitória (BA); 1998 e 1999 – Grêmio (RS); 2000 – Sport (PE); 2000 – Grêmio (RS); 2001 – Palmeiras (SP); 2002 – Santos (SP); 2002 – Internacional (RS); 2003 – Atlético (MG); 2004 – Goiás (GO); 2005 – Flamengo (RJ); 2005 – Botafogo (RJ); 2007 – Vasco (RJ); 2008 – Náutico (PE); 2008 e 2009 – Grêmio (RS); 2009 – Atlético (MG); 2010 – Vasco (RJ); 2010 e 2011 – Internacional (RS); 2011 – Grêmio (RS); 2012 – Cruzeiro (MG); 2014 – Coritiba (PR); 2015 – Vasco (RJ); 2016 – Internacional (RS).