30/06/2022

Em noite de homenagens, jantar dos 109 anos reuniu mais de 600 torcedores

Em noite de homenagens, jantar dos 109 anos reuniu mais de 600 torcedores

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude


Comemorando 109 anos em um momento mais que especial de sua história, o Esporte Clube Juventude reuniu mais de 600 torcedores e convidados no Salão Paroquial Santa Lúcia, em Caxias do Sul, em seu tradicional jantar de aniversário. Com a presença de muitos personagens que ajudaram a escrever a imponente história Alviverde, a festa comemorou ainda os 20 anos do Memorial, que ocorre também neste dia 29 de junho. 


Após dois anos de grande dificuldade e sem poder comemorar esta data ao lado do torcedor, o protocolo iniciou agradecendo a presença e o apoio incondicional da Papada ao longo das últimas duas temporadas, onde graças a esse apoio, o Juventude retornou a Série A do Campeonato Brasileiro e ali permaneceu.


Após, foi passado um vídeo sobre o Memorial, que em 2022, completa 20 anos de muitas histórias. Na época de sua fundação, o setor contava com 470 itens. Hoje, são mais de 700 troféus catalogados, além de medalhas, flâmulas, camisas, documentos e muitos outros itens de grande importância histórica e museológica. Além do vídeo, foram homenageados alguns personagens responsáveis pelo que o espaço é hoje:


  • Tânia Tonet (in memorian): museóloga, historiadora e idealizadora do memorial do Esporte Clube Juventude;
  • Paulo Zugno: Vice-Presidente de Marketing no ano da inauguração do Memorial;
  • Antônio Dall Pizzol: auxiliar de preparação física do Juventude e responsável pela doação de um acervo pertencente ao avô, Celestino Bortagaray, que iniciou como jogador no Juventude na década de 1920;
  • Dalja e Vitória: doação do grande acervo de Evandro Miguel Graminho da Silva (in memorian).


Foi homenageado também Aribaldo de Negri, uma verdadeira lenda que faleceu no último dia 16, aos 78 anos. O eterno goleiro Alviverde deixou ao futebol um legado eterno, tornando-se o primeiro goleiro a usar luvas no Brasil. Roberto Pegorini, colaborador do clube nas décadas de 80, 2000 e 2010, falecido na última sexta-feira, também foi homenageado.


Em uma noite de muitas recordações e homenagens, um dos juventudistas mais importantes da história não poderia deixar de ser citado. 2022 marca os 70 anos do falecimento de Alfredo Jaconi, umas das maiores lendas da história Alviverde. O Alfredinho simboliza a essência do que é ser juventudista e por isso, a grande família esmeraldina carrega com orgulho seu nome no estádio e na torcida. Ser Jaconero significa ter uma identidade, amor e dedicação ao clube que ultrapassam os limites das quatro linhas e das arquibancadas. 


Após, Fábio Pizzamiglio, vice-presidente de Marketing e Comunicação realizou seu pronunciamento e falou sobre os investimentos do clube. “Nesses últimos anos, investimos muito em patrimônio. Em diversos aspectos estávamos deficitários. Quem vive o dia a dia do clube, sabe o quanto precisávamos. Sabemos que o cobertor sempre foi curto para o Juventude, inclusive agora, porém aos poucos vamos nos adequando aos novos patamares, e à exigência que nós mesmos nos impomos.


O dirigente aproveitou a oportunidade também para chamar a torcida para as próximas batalhas. “Precisamos estar juntos, Jaconi lotado e pulsando, impulsionando nossos guerreiros às vitórias. Desistir jamais. Não será na sorte, será na luta. Como disse nosso presidente: vamos curtir a Série A, mas vamos curtir lutando, seja debaixo de chuva, neve ou sol”.


Após o jantar, houve o tradicional sorteio de brindes e ao longo da noite Rafa e Tita embalaram os torcedores com muita música boa. O Esporte Clube Juventude agradece a presença de cada torcedor e espera que todos possam estar reunidos novamente no próximo ano.