26/11/2021

Juventude lança galeria virtual no eMuseu do Esporte

Juventude lança galeria virtual no eMuseu do Esporte


Campeão da Copa do Brasil em 1999 e de volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2021, o Esporte Clube Juventude terá sua história de 108 anos contada no site do eMuseu do Esporte, tornando-se o terceiro clube do Brasil a ter parceria com o projeto – Vasco da Gama e Fortaleza são os outros. A inauguração da exposição do Ju, com navegação em 3D e acervos inéditos, aconteceu nesta sexta-feira (12). O Jaconero pode conferir a galeria aqui


Com o uso de fotos inéditas, documentos originais e vídeos, a galeria do Juventude no eMuseu vai explorar em detalhes os primeiros passos do clube, a construção do Estádio Alfredo Jaconi, as principais conquistas em campo e fora dele, além de valorizar os grandes times que até hoje os torcedores relembram com saudade em Caxias do Sul. 


“O Juventude se sente honrado com essa parceria. O clube entende que é primordial preservar a sua história para que todos os torcedores conheçam o caminho que foi trilhado até esse momento. O Juventude é conhecido nacional e internacionalmente por sua tradição e sua força representativa do interior. Portanto, poder expor esta trajetória de 108 anos, começando pelos nobres fundadores e passando pelas conquistas nacionais, é motivo de orgulho para toda a torcida Jaconera”, destacou o presidente do Juventude, Walter Dal Zotto Jr.


A iniciativa do eMuseu tem como objetivo celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inédito e colaborativo. Outros clubes também terão suas galerias lançadas em breve. São eles: Coritiba, Grêmio e Chapecoense. O patrocínio do projeto do eMuseu do Esporte é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo Estadual.


Gestora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama festejou a inauguração da exposição de mais um clube de futebol no portal, que terá novidades em breve na área de navegação: “É com muita alegria que celebramos a chegada do Juventude ao nosso time. Promover acessibilidade à memória esportiva das marcas através da tecnologia, quebrando fronteiras físicas, é uma das missões do eMuseu”. 


Vale lembrar ainda que, além de visitarem a galeria 3D do Juventude, os torcedores do clube poderão explorar outra funcionalidade exclusiva do eMuseu: a criação de suas próprias coleções de acervos digitais.


O eMuseu do Esporte


Com o apoio de colecionadores, o eMuseu do Esporte já conta com doze galerias virtuais permanentes em uma plataforma 3D: Enel; Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar e Comitê Olímpico do Brasil (COB), Vasco da Gama e Fortaleza. Esses espaços contam com tour virtual com a exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes. 


O eMuseu do Esporte é uma realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).