03/11/2021

Juventude recebe exposição fotográfica do projeto “Os Invictos”, da AAPECAN

Juventude recebe exposição fotográfica do projeto “Os Invictos”, da AAPECAN

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude


Com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde dos homens e conscientizar a população sobre a prevenção ao Câncer de Próstata, o Juventude recebe, a partir desta terça-feira (03/11), a exposição fotográfica do projeto “Os Invictos”, realizada pela AAPECAN. As fotos, que foram feitas no Velopark, ficarão expostas no estádio Alfredo Jaconi até o dia 09 de novembro, nos espaços visitados durante o Jaconi Tour.


A proposta do projeto “Os Invictos”, junto ao Movimento Novembro Azul, é marcar a luta contra o câncer de próstata. A partir disso, a campanha visa levar mais informações sobre o diagnóstico, tratamentos e cuidados necessários frente a esse cenário, visto que, grande parte dos homens não têm o hábito de cuidar da própria saúde. O projeto tem por objetivo também combater o preconceito em torno dos exames preventivos, a partir da disseminação da informação por meio de campanhas educativas e ações interativas.


Após a abertura do evento, que ocorreu no Salão Nobre Walter Dal Zotto, os integrantes do projeto e membros da diretoria da AAPECAN realizaram um tour pelo estádio Alfredo Jaconi, guiado pela historiadora do clube, Bárbara Lauxen.


AAPECAN


A primeira unidade da AAPECAN foi inaugurada em Caxias do Sul, em 5 de março de 2005. Hoje, a entidade de Caxias já atende ao todo 49 Municípios e já soma, desde sua fundação, mais de 2,4 mil usuários cadastrados. O local oferece atendimento padrão, como assistência social, psicológica e grupos de apoio, além de benefícios aos usuários e seus familiares. A unidade conta ainda com oficinas de pintura, costura, EVA, artesanato, além de sessões de Reiki e Pilates, aulas de computação, dia da beleza e palestras informativas.


Em 2011, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio em Caxias do Sul. O objetivo da Casa é hospedar pessoas com câncer de outras cidade e regiões que estão em tratamento em hospitais da cidade. Hoje o espaço tem capacidade para hospedar 16 pessoas, entre usuários e acompanhantes.


Novembro Azul/Movember


O Movember teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o pioneiro a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil. Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem. Nascia assim o Novembro Azul. Até hoje, por todo país são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados.



O Esporte Clube Juventude deixa o convite aos interessados em conhecer a exposição no estádio Alfredo Jaconi e parabeniza a AAPECAN pelo nobre trabalho desenvolvido.