05/01/2009

Nutrição elabora planos alimentares específicos para os atletas

Nutrição elabora planos alimentares específicos para os atletas


 

A nutricionista Katiuce Borges, que coordena o departamento de nutrição do Esporte Clube Juventude, elaborou um plano alimentar específico para cada atleta com base nos dados fornecidos pelos departamentos de preparação física e fisiologia após as primeiras avaliações realizadas no grupo de atletas.

Assim, diariamente, Katiuce faz o acompanhamento de todas as refeições, além de controlar e orientar a alimentação de cada atleta. Ela explica como funciona o trabalho: “Trabalhamos em conjunto com a preparação física e a fisiologia, que nos passaram as avaliações. De posse desses dados, elaboramos planos específicos para cada um. Subdividimos o elenco em três grupos. Um grupo precisa ganhar peso. Outro precisa ganhar massa muscular e o terceiro grupo precisa perder peso. O restante segue uma rotina de alimentação balanceada para manter peso.”

Diariamente, os grupos que necessitam ganhar peso ou massa muscular ingerem uma suplementação alimentar natural. O suplemento faz parte do plano alimentar estabelecido para esses grupos, hipercalórico e hiperproteico, respectivamente.

De acordo com Katiuce, em poucos dias, o resultado já começou a aparecer: “Em quatro dias de pré-temporada já obtivemos boas respostas. Um atleta que chegou acima do peso, por exemplo, conseguiu perder 1,7Kg nos primeiros três dias. Outro que precisa ganhar peso, aumentou 1kg.”

 

Torcedor papo, lembre-se: Quem joga na Timemania ganha duas vezes: concorre a uma bolada e ainda marca um golaço para o JU. Aposte nessa idéia.