06/09/2021

Para todas as torcidas! Juventude lança campanha sobre doação de órgãos

Para todas as torcidas! Juventude lança campanha sobre doação de órgãos

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude




50 mil. Este é o expressivo número de pessoas que aguardam, em todo o Brasil, por um órgão na fila de transplante. Mais alarmante ainda: o número de óbitos de pacientes que aguardam por algum tipo de transplante chega a aproximadamente 2,5 mil por ano. Pensando nestes números e cumprindo com a filosofia interna de ocupar seu espaço como um porta-voz das mais variadas causas sociais, o Esporte Clube Juventude entrou em campo para falar da “doação de órgãos”.


Para chamar a atenção do público para este tema extremamente importante e que entra em pauta através do “Setembro Verde”, o clube usou um forte e significativo elemento do mundo do futebol: a rivalidade. Durante todo o mês de setembro, torcedores de qualquer time poderão levar suas camisas ao estádio Alfredo Jaconi e aplicar, gratuitamente, um selo personalizado com a frase: “SOU DOADOR DE ÓRGÃOS”.


A ação foi desenvolvida após muita pesquisa. O Departamento de Comunicação e Marketing do Juventude conversou com especialistas, médicos, ONG’s, secretarias municipais e diversos outras entidades, chegando a uma conclusão. As famílias dificilmente são avisadas sobre o desejo do ente em ser doador. Por isso, o Juventude decidiu usar as camisas de futebol para que esta mensagem chegue de forma clara e direta aos mais próximos.


E para divulgar a campanha, o Esporte Clube Juventude lançou o vídeo “O jogo da vida”, que exibe duas histórias com desfechos opostos, justamente para que o público perceba a importância da doação de órgãos. Guilherme Menezes contou sua história explicando a felicidade de ter recebido um rim no ano de 2015, interrompendo quatro anos de espera e longas sessões de diálise. Já Patrícia Schroeber contou a história do irmão Paulo, que faleceu em 2014 na fila de espera por um coração. Ainda assim, como um de seus últimos desejos, doou seus órgãos para que outras vidas fossem salvas em um gesto de absoluta generosidade.


Patrícia, torcedora do Juventude e Guilherme, torcedor do Grêmio, não falam de futebol ao longo do vídeo, mas vestem as camisas de seus times de coração justamente para dizerem que “no jogo da vida, não importa a camisa que você veste”. Esta é a forma que o Juventude escolheu para abordar o tema e relembrar ao público a importância de dizer aos amigos e familiares: “EU SOU DOADOR”.