26/09/2024

Primavera dos Museus: Juventude promove roda de conversa sobre esporte, acessibilidade e inclusão

Primavera dos Museus: Juventude promove roda de conversa sobre esporte, acessibilidade e inclusão

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude


O Esporte Clube Juventude promoveu, na noite desta quinta-feira (26), uma roda de conversa sobre esporte, acessibilidade e inclusão. O evento, que ocorreu no Salão Nobre do Estádio Alfredo Jaconi, integra a 18ª edição da Primavera dos Museus, uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais para discutir temas transversais em espaços de memória de todo o país. 


A roda de conversa realizada no Jaconi, que debateu o protagonismo e as ações de inclusão do esporte realizadas na cidade de Caxias do Sul, foi mediada pela historiadora do Verdão, Amanda Dal Cero e contou com a presença do medalhista paralímpico e atleta do Recreio da Juventude, Marcelo Casanova, do Presidente da Equipe de Basquete da Associação de Deficientes Físicos da Serra Gaúcha, Diego Paim, da psicóloga e coordenadora do Centro Dia, Aline Salvador, da assistente social e coordenadora da Amafa, Aline Daros da Rosa e do Diretor de Marketing e Ações Sociais do Juventude, Fabiano Pizetta.


Cada convidado iniciou sua apresentação compartilhando um pouco de sua trajetória pessoal, destacando suas experiências no contexto do esporte, acessibilidade e inclusão. A partir desses relatos, surgiram reflexões e foram discutidas diversas propostas de ações que possam ampliar ainda mais a visibilidade de diferentes causas, fortalecendo o diálogo sobre inclusão social por meio do esporte.


Além dessa atividade, outras ações serão realizadas no próximo domingo (29), na partida entre Juventude x Red Bull Bragantino, válida pela 28ª rodada da Série A do Brasileirão. Os jogadores do Esporte Clube Juventude entrarão em campo acompanhados de crianças de 5 a 11 anos com TEA. Além disso, o capitão da equipe levará uma bandeira dos "Jaconistas" (Torcedores, pais e amigos Jaconeros da causa autista). Esta ação visa ampliar a visibilidade sobre o tema, aproveitando não só a divulgação para os presentes no Estádio Alfredo Jaconi, mas também para os espectadores que acompanharem a partida pelas diversas mídias de transmissão.


O Esporte Clube Juventude agradece a todos os presentes na roda de conversa e convida a comunidade para continuar participando das próximas ações que visam promover a inclusão e acessibilidade no esporte.