17/03/2021

Substituição do gramado do Jaconi – 3ª fase: aeração e colocação de areia

Substituição do gramado do Jaconi – 3ª fase: aeração e colocação de areia

Foto: Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude


Já se encaminhando para a última etapa, a troca do gramado do estádio Alfredo Jaconi segue em ritmo acelerado. Na última terça-feira (16/03), foi finalizada a 3ª fase: aeração e colocação de areia. Esse processo é de suma importância para a fase posterior, ajudando na qualidade do desenvolvimento das raízes. Com essa etapa finalizada, o plantio da grama nova deve iniciar entre o fim desta semana e o início da próxima.


O processo de aeração ou descompactação consiste em perfurar o solo em profundidade e ângulos variáveis, removendo material compactado. Esses furos melhoram a capacidade da troca de gases do solo, possibilitando um melhor desenvolvimento das raízes. A areação também auxilia muito na drenagem superficial, evitando poças em dias de muita chuva. Esse processo é adotado na maioria dos campos esportivos profissionais do Brasil e do Mundo.


Após a perfuração do campo todo, é realizada a colocação de areia. Além de também auxiliar na drenagem e repor parte do material arrancado na remoção da grama, a areia ajuda no micronivelamento do terreno. Todo processo de aeração e colocação de areia está sendo feito pela empresa Green Way.