20/03/2021

Substituição do gramado do Jaconi – 4ª fase: plantio da grama

Substituição do gramado do Jaconi – 4ª fase: plantio da grama

Foto: Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude


A substituição do gramado do Jaconi enfim chegou a última fase. Com as etapas de irrigação, remoção da grama, aeração e colocação de areia concluídas, a grama do tipo Bermuda TifWay 419 começou a ser plantada na tarde desta sexta-feira (19/03). Esta etapa é a que mais exige cuidados, para que a grama tenha um enraizamento e um desenvolvimento adequados. A previsão é que toda grama seja colocada até domingo (21).


A Bermuda Tifway 419 é uma das gramas esportivas mais utilizadas no mundo. Combinando resistência e beleza, a grama tem como características principais a densidade e o crescimento lateral rápido, o que significa uma grande velocidade de recuperação aos danos causados pelo pisoteio. Tifway 419 tolera ainda cortes baixos e apresenta alta resistência a doenças, características que lhe tornam uma das gramas mais duráveis.


O processo de plantação da grama é feito pela empresa Green Grass, que utiliza o sistema de instalação por grandes rolos. O método de plantio utilizado foi desenvolvido pela própria empresa e proporciona uma grande economia em tempo e custo. Essa técnica é recomendada para áreas de grande extensão e elimina em até 90% as emendas, fazendo com que o acabamento da grama fique ainda mais perfeito. Além disso, esse método agiliza significativamente o processo de plantio.


Para que a grama tenha um bom desenvolvimento, ela precisará ser irrigada todos os dias e constantemente adubada. A estimativa é que o campo esteja em condições de jogo entre 30 e 40 dias.