A história de Caxias do Sul começa quando a região era percorrida por tropeiros, ocupada por índios e chamada Campo dos Bugres. Esse cenário começou a mudar em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos em busca de um lugar melhor para viver. Dois anos após o início da ocupação, o território recebeu a denominação de Colônia de Caxias.
Ao longo desse tempo, novas levas de imigrantes chegaram. Em 20 de junho de 1890 foi criado o Município, desmembrado de São Sebastião do Caí. O nome, Caxias do Sul, foi uma homenagem ao Duque de Caxias. Logo na primeira década do século XX, um marco para o desenvolvimento: no dia 1º de junho de 1910 chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Rio Grande do Sul. Nesse mesmo dia, Caxias foi elevada à categoria de cidade. A denominação atual – Caxias do Sul – viria por meio de decreto, no ano de 1944.
O novo meio de transporte marcou uma nova era para o desenvolvimento do município. Partindo do cultivo da uva e do vinho, chegou ao título de segundo maior polo metalmecânico do Brasil. As indústrias caxienses fabricam desde pequenas peças até ônibus e caminhões. Importância econômica que trouxe reflexos também para os setores de comércio e serviços, que se tornaram referência para toda a Serra Gaúcha.
Hoje, Caxias do Sul é fruto da garra e da determinação herdadas dos imigrantes com a contribuição de outras culturas que foram abraçadas pelo povo, como a tradição gaúcha. Uma cidade vibrante, feita pelos seus 463.501 moradores, conforme levantamento do IBGE de 2022, e que se consolida como o segundo maior município do Rio Grande do Sul em número de habitantes e em importância econômica.
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
Caxias do Sul localiza-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, na região conhecida como Serra Gaúcha. Com 470 mil habitantes, é a principal cidade de uma próspera região integrada por 53 municípios que, juntos, perfazem uma população total de um milhão de pessoas. Possui um parque industrial diversificado e de ponta nos setores metal-mecânico, eletroeletrônico e automotivo. O setor é referência no Brasil e no Exterior, para onde dirige boa parte de sua produção.
A CULTURA ITALIANA
A região também se destaca internacionalmente pela sua produção vinícola, concentrando as maiores empresas exportadoras do ramo do país. É também em Caxias do Sul que é realizada a Festa Nacional da Uva, a maior feira comunitária do Brasil que recebe, a cada dois anos, mais de dois milhões de visitantes. A forte marca da colonização italiana faz com que Caxias atraia turistas que se interessam pelos vestígios que ainda existem e que evocam o período da colonização.