QUINTA DOS PINHEIROS: A PRIMEIRA CASA JUVENTUDISTA
Sob a presidência de Dante Marcucci, o Juventude conquistava seu primeiro campo oficial. Agora, o time podia jogar em casa na então chamada Quinta dos Pinheiros. Este foi o primeiro e fiel espaço alviverde por mais de três décadas. Adquirido em 4 de junho de 1919, o campo foi reformado em 1946 e em 1956, foi rebatizado para Alfredo Jaconi. Ou seja: desde 1919 que o Esporte Clube Juventude tem, no mesmo local, a sua fortaleza.
A "Quinta" viu o futebol e os adeptos do clube aumentarem. Suas modestas instalações foram recebendo, ano a ano pequenos aprimoramentos, sempre com o apoio de atletas, dirigentes e da comunidade inserida na rotina do Clube.
A HOMENAGEM A UMA LENDA
Com o crescimento do clube, a Quinta dos Pinheiros acabou tornando-se pequena, sendo necessário modernizar e ampliar as estruturas. As discussões para reforma e ampliação atravessam parte dos anos de 1950, tornando-se uma exigência da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) para a participação do Juventude na recém-criada Divisão de Honra do futebol gaúcho. Um esforço conjunto de toda a comunidade alviverde faz com que novas arquibancadas surjam à norte, com lajes e degraus, e a leste em madeira, acolhendo aproximadamente sete mil torcedores. Além disso, houve troca do gramado, do sistema de escoamento e o nascimento da primeira estrutura de alambrado dividindo o campo e a torcida. Em 1954, o novo estádio é rebatizado carregando, a partir deste momento, o nome de um dos mais célebres personagens da história alviverde: Alfredo Jaconi.
O NOVO ALFREDO JACONI
Em meio a um período muito complicado para o futebol do interior, o Juventude se reinventa e começa a sua jornada entre os grandes do futebol brasileiro.
A construção do novo estádio Alfredo Jaconi tem início em 1972, sob o comando do histórico presidente Willy Sanvitto. As estruturas anteriores do estádio são colocadas abaixo e a madeira vai dando lugar a uma imponente estrutura de cimento. Degrau a degrau, vão se desenhando as ferraduras, os novos espaços de imprensa, tribuna, camarotes e áreas internas como amplos vestiários.
Ao final de 1974, o novo Alfredo Jaconi já está praticamente pronto, mas é somente em 1975, no dia 23 de março, durante as comemorações alusivas ao Centenário da Imigração Italiana, que o estádio está pronto para receber os mais de 30.000 corações pulsantes em suas arquibancadas. O jogo inaugural, um 0 x 0 diante do Flamengo (RJ), marcou o início de um novo ciclo para o Juventude.
INSTALAÇÕES ATUAIS
Atualmente, o Alfredo Jaconi comporta 18.413 espectadores e é considerado um dos estádios mais aconchegantes e funcionais do futebol brasileiro. Em 2021, passou pela maior reforma desde sua inauguração, em 1975, para receber novamente os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro.
Hoje, o Juventude oferece uma das melhores estruturas do interior do Brasil, com vestiários local, visitante e de arbitragem completamente reformados e modernizados, sala para exame anti-doping, zona mista, salas de imprensa local e visitante, amplo setor administrativo, alojamento, academia, refeitório, Escola de Futebol e inúmeras outras áreas necessárias para a rotina diária de trabalho para colaboradores, comissões técnicas e atletas.
CFAC | CENTRO DE FORMAÇÃO DE ATLETAS E CIDADÃOS
O Juventude conta com um amplo centro de treinamentos, denominado CFAC: Centro de Formação de Atletas e Cidadãos. Inaugurado em 2009, o CT conta com uma área de 29 hectares, que comporta:
- cinco campos de futebol, sendo um miniestádio com arquibancada
- um ginásio que compreende duas quadras oficiais de futebol society, refeitório, área administrativa das categorias de base e da Escola de Futebol e sala de espera com cantina para pais de alunos da Escola de Futebol.
- um prédio dedicado ao elenco profissional com vestiários, academia e salas de fisioterapia, análise de desempenho, fisiologia e comissão técnica.
Além disso, as obras no CFAC não param e, nos próximos meses, haverá a entrega de dois novos campos oficiais e um novo prédio com mais de 1600m² que receberá toda a estrutura do departamento de futebol profissional, com ainda mais tecnologia, novos equipamentos e áreas específicas para treinamento físico, fisioterapia, nutrição e análise de desempenho. O novo espaço também contará com novos vestiários, salas de reunião, auditório e uma área de convivência para atletas e comissão técnica, proporcionando um ambiente ainda mais profissional e propício para que todos os envolvidos no processo diário possam alcançar maior otimização das atividades.
CATEGORIAS DE BASE E ESCOLA DE FUTEBOL
Outra característica marcante do Juventude é a qualidade da sua formação de atletas. Cerca de 750 crianças participam da escola de futebol e outros 100 atletas compõem as categorias de base. Toda essa estrutura fez com que o Juventude detenha, junto à CBF, a homologação de clube Formador de Atletas Categoria A desde 2013. Isso colabora para que o clube tenha excelência no ramo e lance frequentemente jogadores para o grupo profissional e para o mercado.