Estrutura Física

Conheça o estádio Alfredo Jaconi em um tour completo, de vários ângulos:


http://tour.vlcfotografia360.com.br/juventude/


O Esporte Clube Juventude é um dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro. Tanto é verdade, que em 2013 entrou para o restrito rol dos clubes com um século de história. Fundado em 1913, o time que carrega as cores verde e branco já vibrou com a conquista da Copa do Brasil em 1999, título mais importante da história do clube, calando um Maracanã com mais de 100 mil torcedores do Botafogo, adversário na final. Além deste triunfo, o Juventude conquistou também a Série B do Campeonato Brasileiro em 1994 e o Campeonato Gaúcho, em 1998.


Outro fator que coloca o Juventude na lista dos maiores do futebol brasileiro é a estrutura física que apresenta. O estádio Alfredo Jaconi é considerado um dos mais funcionais do país, com capacidade para 23.726 espectadores. A casa do Juventude foi inaugurada em 23 de março de 1975, durante as comemorações do centenário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul. A construção ocorreu no período entre 1972 e 1975, sob o comando do então presidente do clube, Willy Sanvitto. O nome faz alusão a um dos maiores ídolos do torcedor. Alfredo Jaconi foi jogador, treinador e dirigente nas décadas de 30 e 40.


Hoje, além do time profissional, o Juventude é um clube que trabalha ativamente na formação de atletas, sendo considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma “Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta”, categoria “A”. O certificado recebido pelo Juventude em 2013 foi destinado a apenas outras dez agremiações em todo o país. Vários atletas formados no clube se destacaram no futebol mundial, como Fernando Menegazzo, Naldo, Dante, Ederson, Tiago Silva e Adaílton. Além das categorias de base, as escolinhas do clube contam com a participação de mais de 600 crianças diariamente.


O estádio Alfredo Jaconi conta com um campo com dimensões de 100m x 70m, e um gramado que é considerado um dos melhores do interior em todo o Brasil. Além disso, o estádio tem quatro vestiários para atletas, um para arbitragem, academia, setor de fisioterapia e atendimento médico, refeitório e alojamentos. O setor de imprensa também recebe atenção redobrada, com duas salas voltadas exclusivamente para entrevistas coletivas.


O torcedor também recebe todo o conforto necessário ao ingressar no Alfredo Jaconi. São 2600 cadeiras no setor social da arquibancada, mais cerca de 4000 lugares cadeirados, todos cobertos. As tribunas oferecem 77 lugares e o setor de imprensa comporta 120 profissionais. Já os camarotes suportam mais de 500 pessoas.


Além do que proporciona o estádio Alfredo Jaconi, o Juventude conta com um centro de treinamentos, denominado “Centro de Formação de Atletas e Cidadãos, o CFAC”, com área de 29 hectares. Um miniestádio com arquibancada, quatro campos de futebol, um pavilhão coberto com duas quadras de futebol society e vestiários fazem parte da estrutura do CFAC.


O Esporte Clube Juventude oferece aos seus jogadores, torcedores e funcionários uma das melhores estruturas físicas do Brasil, mesmo assim, a busca é intermitente por melhorias e investimentos tecnológicos.


Rua Hércules Galló, 1547

Bairro Centro

CEP: 95020-330


Secretaria:


Fone: + 55 (54) 3027.8700

Whats: (54) 99658.7222

E-mail: sociojaconero@juventude.com.br