O Esporte Clube Juventude se orgulha de poder contar com a terceira maior torcida do Rio Grande do Sul: a Papada (ou Jaconeros, conforme nomenclatura adotada nos últimos anos). Uma torcida que se destaca por sua paixão ao Juventude. Contagiante, esbanja entusiasmo nas arquibancadas, principalmente por seu espírito guerreiro, inquieto, e que a cada dia demonstra mais força e apoio ao Juventude, nunca o abandonando (fato que também a caracteriza por sua fidelidade, independente de bons ou maus momentos).
O termo Papada surgiu na década de 20, primeiro como uma gozação por parte da torcida rival, que alegava que os torcedores jaconeros só tinham “papo” e muito pouco futebol. Assim, não demorou muito para que os alviverdes virassem a história a seu favor e adotassem orgulhosamente a denominação, que perdura até hoje.
Hoje, a Papada, além dos seus adeptos "Papos", é composta também por duas grandes fontes de apoio:
Torcida Organizada Mancha Verde:
É uma das maiores torcidas organizadas do Rio Grande do Sul. Fundada em 30/04/1990, fica, durante os jogos, localizada na Ferradura Sul do estádio Alfredo Jaconi. É a mais tradicional e antiga torcida organizada do Juventude e tem sido parceira do clube em diversos projetos sociais.
Loucos da Papada:
É a terceira mais influente e importante "barra brava" surgida no Brasil. Fundada em 08/03/2008, localizada na Ferradura Norte do estádio Alfredo Jaconi. Estes torcedores, desde a sua fundação, compõem uma máquina monumental de apoio ao Juventude no estádio Alfredo Jaconi, baseados no apoio incondicional ao time durante os jogos, com visual carregado (trapos, tirantes, papel picado, bandeiras, fumaças, fogos de artifício), músicas intensas/prolongadas e um estilo de torcer característico de grandes torcidas de países sul americanos como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e afins.
Assim, o Esporte Clube Juventude segue suas jornadas muito bem acompanhado e sabedor de que terá ao seu lado torcedores de verdade, fanáticos, orgulhosos e que se doarão até as últimas consequências por ele.
Esse é o Juventude, essa é a Papada. Esses são os Jaconeros. Por que um grande clube não se constrói sem uma grande torcida!