15/03/2024

Aos 16 anos, Rafael Pinna faz estreia profissional pelo Juventude

Aos 16 anos, Rafael Pinna faz estreia profissional pelo Juventude

Giancarlo Santorum


A vitória sobre o Paysandu e a classificação na Copa do Brasil, na última quarta-feira (13), no Jaconi, teve um sabor diferente para um atleta em especial do elenco alviverde. O confronto marcou a estreia de Rafael Pinna na equipe profissional do Verdão. O atacante, de apenas 16 anos, foi chamado por Roger Machado e entrou em campo no final da segunda etapa, no lugar de Lucas Barbosa. Só há registro de um outro atleta a atuar ainda mais jovem neste século: Zezinho, em 2008.


Pinna vem treinando com o elenco profissional desde a pré-temporada e já foi relacionado para cinco jogos em 2024. Aos 16 anos e seis meses de idade, o atacante estreou com o manto alviverde e se tornou o segundo atleta mais jovem a atuar desde 2000. Zezinho fez sua primeira partida com 16 anos e um mês de idade.


“Não tenho palavras para descrever esse sentimento, foi a melhor sensação do mundo. Sempre sonhei com esse momento, mas não sabia que seria tão incrível. Um clima muito bom e uma noite especial, que será guardada para sempre em minha memória. Estrear em um clube do tamanho do Juventude é muito gratificante. Ainda mais disputando um campeonato do nível da Copa do Brasil. Vejo que todo trabalho desde meus 5 anos valeu a pena”, descreveu o atacante.


Natural de Campinas-SP, Pinna chegou ao Verdão na temporada passada. Em seu primeiro ano de sub-17, Pinna já foi o destaque da categoria, marcando 21 gols em 38 jogos, deixando sua marca em todas as competições que participou. Suas boas atuações em 2023, somadas ao seu potencial, lhe renderam espaço no elenco profissional neste ano.


“Responsabilidade aumenta a cada dia. Jogar em um clube desse tamanho não é fácil, por isso, seguirei trabalhando, focado, como sempre fiz. As coisas irão acontecer na hora certa. Espero poder ajudar a equipe mais vezes nessa temporada”, concluiu Pinna.


Júlio Rondinelli, Diretor Executivo de Futebol do Juventude, analisou a estreia da jovem promessa Alviverde. “. "A estreia do Pinna, com apenas 16 anos, demonstra a capacidade de captação e do trabalho desenvolvido nas categorias de base. O Pinna, além de ser um atleta com muito potencial, vem participando intensamente dos treinamentos desde a pré-temporada. O Juventude tem a ganhar muito com isso. Essa integração de base e profissional é muito importante e é estabelecido como meta no clube."



O Esporte Clube Juventude parabeniza Pinna pela conquista e deseja sucesso em sua jornada como jogador do Alviverde.