19/04/2010

Bate - PAPO Francisco Michielin

Bate - PAPO Francisco Michielin


A LIGA –

     Está para ser criada a Liga dos Clubes Nacionais. Não era sem tempo. Isso cria a independência do autoritarismo das federações e concede uma autonomia de há muito vigente na Europa. Lá, há décadas, as ligas é que mandam no calendário e nos eventos futebolísticos. Como sempre, estamos atrasados e para variar, confusos.

QUEM DEVE INTEGRAR A LIGA NACIONAL –

    Indiscutivelmente, todos os clubes brasileiros, de modo especial aqueles que participarem das suas quatro divisões. Se apenas forem contempladas as séries A e B, novamente estaremos vendo repetir-se o malévolo império do Clube dos Treze. Até parece uma seita secreta. Tudo para eles. Nada para os outros. Ora, isso é discricionário e tenho minhas dúvidas se a Constituição Brasileira permite tal preconceito. Portanto: se for Liga Nacional, todos os clubes da A,B,C e D devem ter seus lugares e direitos assegurados.

VAMOS LUTAR PARA GARANTIR A NOSSA VAGA –

     Aí está, sem dúvida, um momento importante na vida do JUVENTUDE. Não podemos perder o trem da história. Quer seja a Direção Executiva, atualmente exercendo seu mando, quer o Conselho Deliberativo e também o Consultivo, todas as nossas emblemáticas representações e personagens têm de despertar, imediatamente, para esse compromisso. A busca do nosso lugar ao sol. Você que é torcedor, lute junto, escreva para o senhor Fábio Koff, faça pressão com nossos dirigentes, para, depois, não nos arrependermos tarde demais e ficar nos queixando o resto da vida. Da minha parte, está começando aqui, neste site, a minha batalha particular: a LIGA É DE TODOS NÓS!

ÚLTIMO LEMBRETE –

     Como poderá uma Liga Nacional articular um calendário sem abranger todos os clubes envolvidos em suas quatro divisões? Como poderá armar seus campeonatos, esquecendo das divisões C e D? Não esquecendo que quem subir da C vai integrar a B e quem dessa cair, ocupará um posto na C. O que, obviamente, coloca todos na mesma panela. E a grana da TV só para os graúdos e maiorais?