27/03/2021

Juventude realiza simpósio técnico em parceria com equipe formadora da Itália

Juventude realiza simpósio técnico em parceria com equipe formadora da Itália

Foto: Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude


Buscando proporcionar a melhor formação para os profissionais do departamento de base e da Escola de Futebol, o Esporte Clube Juventude, em parceria com o Atletico 2000, equipe que tem como objetivo a formação de atletas na cidade de Roma, na Itália, realizou nos dias 23, 24, e 25, um simpósio técnico interno. A equipe do Atletico 2000 esteve representada pelo captador da empresa FeverPitch, o italiano Alessandro Nulli. 


Durante os três dias de evento, palestras foram realizadas respeitando os protocolos de saúde do município de Caxias do Sul, com o objetivo de enriquecer a troca de informações, experiências e conhecimento para todos os envolvidos.

 

A primeira palestra ocorreu na terça-feira, dia (23/03) e contou com a participação do ex-jogador de futebol e atual diretor técnico do Atletico 2000, Cesar Aparecido, de forma online. Durante a palestra, Cesar comentou como é realizado o processo de desenvolvimento dos atletas na Itália, o perfil que é buscado no Atletico 2000 e a importância da valorização da qualidade de cada jogador. 


Na quarta-feira, uma apresentação prática foi realizada pelos profissionais da Escola de Futebol no CT do Esporte Clube Juventude para o representante do Atletico 2000, Alessandro Nulli. Foi aberto também um espaço para a troca de informações sobre os treinos, onde Alessandro expôs métodos utilizados no Atletico 2000 e os professores da Escola apresentaram os métodos implantados no Juventude. 


Lúcio Rodrigues, gerente da base, falou sobre a importância desse contato com o futebol europeu. “A importância da parceria é a abertura do mercado europeu, através de uma porta similar a nossa Escola de Futebol do Brasil, nossa metodologia utilizada aqui. Estamos começando justamente pela Escola, pois entendemos que seria a melhor maneira de se iniciar a parceria. Há um convite para os professores da Escola para um intercâmbio profissional, no sentido de eles vivenciarem o que é feito no futebol italiano, em termos práticos”.


Para encerrar o evento, na quinta-feira, profissionais de outras escolas de futebol de Caxias do Sul foram convidados a participarem de uma palestra ministrada pelo treinador da equipe Sub-15 do Juventude, Pedro Klever, e pelos professores da Escola, Vinicius da Silva e Cristiano Fachhin. Além da fala dos treinadores do Juventude, outros profissionais tiveram a oportunidade de contar como é realizado o processo em cada uma de suas escolinhas. Cada escola foi representada por um profissional, para evitar aglomeração.


Coordenador da Escola, Jonas da Rosa avaliou a ação. “Evento como este é muito importante para nós. Quem ganha com isso são todos os meninos do município. A ideia é fazer com que todas as escolas venham nos próximos encontros, fazendo um trabalho de integração e compartilhando metodologias. O esporte crescendo, nós crescemos, melhora nossa captação, nossos confrontos, se estende o nível de informação e para nós isso é importante”.


O evento contou com a participação direta e apoio da diretoria do Esporte Clube Juventude, representada pelos vices Osvaldo Pioner, Adão Marques e Orlei Morais, pelo diretor da base Max Nora, juntamente com o gerente da base Lúcio Rodrigues e o coordenador da Escola Jonas da Rosa.


Alessandro Nulli destacou a oportunidade. “Agradeço ao presidente Walter Dal Zotto Jr. e ao vice-presidente Osvaldo Pioner, por terem me dado essa oportunidade de abrir uma porta no Juventude. Também ao Lúcio que participou diretamente da minha vinda ao clube. Foi uma experiência muito interessante, a partir dessa parceria acredito que mais portas se abram para novas possibilidades. Estou confiante que esse relacionamento possa continuar no futuro”.


O Esporte Clube Juventude parabeniza a Escola de Futebol e o departamento de base pela iniciativa e agradece o Atletico 2000, por ter aceitado participar do evento. O clube ressalta ainda que sempre estará de portas abertas para experiências como essa.